Laboratórios da UFCG servem de inspiração para livro de ficção científica

Obra se passa em 2052 na cidade de Campina Grande

Os laboratórios de Sistemas Embarcados e Computação Persuasiva (Embedded) e de Arquiteturas Dedicadas (LAD), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), serviram de inspiração para o livro de ficcção científica INS3CTUM, de João Fhiliype Andrade.

A obra, que se passa em 2052 na cidade de Campina Grande, mistura ficção e realidade, tratando do desaparecimento das abelhas e as consequencias disso para a produção de alimentos e o desequilíbrio ambiental do planeta, já que as mesmas são responsáveis pela polinização de inúmeras plantas.  É nesse cenário que entram os laborátorios da UFCG, que desenvolveram os DroneBees, insetos artificiais que substituíram o trabalho de polinização das abelhas na produção agrícola. No entanto, um incidente inesperado começa a atingir essa tecnologia.

O livro aborda temas como Empreendedorismo, Biodiversidade, Energias Renováveis, Aquecimento Global, Bioinformática, Engenharia Genética e Biopirataria. A capa foi ilustrada pela estudante de Design da UFCG, Patricia Gabriela Weck Konig.

“Eu fiz o livro pensando em destacar os potenciais da cidade de Campina Grande na parte de tecnologia e inovação”, revela o autor já pensando que no futuro a obra desperte o interesse de algum cineasta e sirva de inspiração para algum filme.

Apoio

Para que o livro seja publicado, João Fhiliype Andrade criou uma campanha na internet. Quem tiver interesse em contribuir financeiramente terá direito a um livro impresso.

Para mais informações, acesse: http://www.kickante.com.br/campanhas/ins3ctum-livro-ficcao-cientifica

Confira aqui uma prévia do livro.

(Ascom/UFCG - 03.11.2015)

Data: 03/11/2015