topo_cabecalho
Brasil participa de elaboração de documento sobre educação

 

Representantes de 195 países participam, ao longo desta semana, em Paris, da 38ª Reunião da Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Durante o encontro acontecerá ainda a reunião de alto nível para aprovação do Marco de Ação de Educação 2030. O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, chefiará a delegação brasileira presente na conferência, que levará aos demais participantes as experiências que vêm sendo adotadas em educação no Brasil.

 

O Marco de Ação de Educação 2030 pretende estabelecer nos níveis nacional, regional e global as prioridades para a educação até 2030, de forma a colocar em prática os compromissos assumidos na Conferência Mundial de Educação, que aconteceu em maio na cidade de Incheon, na República da Coreia. A reunião será realizada nesta quarta-feira, 4, com a presença de representantes dos 195 estados membros das Nações Unidas.

 

A meta central do Marco é promover uma educação de qualidade, inclusiva e igualitária ao longo de toda a vida para todos. Os enfoques estratégicos preveem o fortalecimento de políticas, planos, legislações e sistemas que enfatizem a promoção da educação como meio de inclusão e igualdade de gênero. O grande objetivo é que até 2030 os países membros ofereçam educação com qualidade de aprendizado a todos, mesmo àqueles que estejam em situação de emergência.

 

Dentro dos objetivos globais se buscará resguardar a todos os meninos e meninas, até 2030, uma educação primária e secundária completa, gratuita, justa e de qualidade. O objetivo é preparar todas as crianças, já na primeira infância, para a educação primária e, portanto, para a educação ao longo de toda sua vida.

 

O Marco de Ações para Educação 2030 também estabelecerá garantias de que até aquela data todos os jovens, e uma porção substancial de adultos, homens e mulheres, possam alcançar a alfabetização, bem como habilidades em matemática, formação técnica profissional para o emprego, trabalho decente e o empreendedorismo, incluindo também a educação universitária.

 

Para os professores, o Marco de Ações para Educação 2030 preverá maior qualificação, incluindo a possibilidade de cooperação internacional entre os países membros para a formação de docentes nos países em desenvolvimento, especialmente para os menos desenvolvidos. O documento abordará a necessidade de eliminação da disparidade entre os gêneros, o acesso a condições de qualidade para pessoas vulneráveis, portadores de necessidades especiais, populações indígenas, crianças em situações de risco, para que possam ser preservados em todos os níveis de educação.

 

Conferência – A Conferência Geral acontece a cada dois anos com a participação de estados membros e associados. São convidados a participar observadores de países não membros, organizações intergovernamentais, organizações não governamentais e fundações. Cada estado membro possui voz e voto, não importando seu tamanho ou sua contribuição orçamentária. A reunião determina ainda a orientação e a linha de conduta geral da Unesco. A Conferência deste ano também marca o 70º aniversário da Unesco, que acolherá, nos dias 16 e 17 de novembro, um Fórum de Dirigentes, do qual participarão chefes de estados e governo dos países membros da organização.

 

(MEC)


Data: 04/11/2015