Reitor da UFCG abre as atividades do Selimel

Seminário Nacional sobre Ensino de Língua Materna e Estrangeira e de Literatura vai até sexta, dia 06

Revelando que o seu desejo, após o reitorado, é voltar à sala de aula, o reitor da Universidade Federal de Campina grande (UFCG), Edilson Amorim, abriu na manhã desta quarta-feira, dia 5, o IX Seminário Nacional sobre Ensino de Língua Materna e Estrangeira e de Literatura (Selimel), que tem como tema este ano a Educação Linguística e Literária: discursos, políticas e práticas.

Doutor em Letras, Edilson Amorim, falou do ensino e o trabalhar com a leitura e suas nuanças de elaboração e sentimento, poética e estética, nas tantas possibilidades de interpretações e compreensões. "Às vezes, chego a pensar que é lendo, falando e conversando que a gente não se entende", arrematou brincando.

A conferência de abertura foi  proferida pela professora Maria Auxiliadora Bezerra, do curso de Letras da UFCG, versando sobre a  Proposta de Base Nacional Comum Curricular (componentes Língua Portuguesa e Línguas Estrangeiras) e sua relação com as licenciaturas em Letras: algumas considerações.

O evento, que segue até a próxima sexta, dia 6, no Centro de Extensão José Farias da Nóbrega, é uma realização do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (Posle) e a Unidade Acadêmica de Letras do Centro de Humanidades da UFCG.

Selimel

O seminário congrega pesquisadores, professores e alunos de graduação e pós-graduação da grande área de Letras e Linguística, atuantes nas áreas de Língua Materna, Língua Estrangeira (inglês, francês, espanhol, alemão, etc.), Literatura, Linguística Aplicada, Estudos do Discurso e de Tradução, e também da área de Educação.

Com quase 900 inscritos, incluindo professores do ensino fundamental e médio, serão apresentados cerca de 500 trabalhos nas diversas modalidades contempladas: conferências, mesas-redondas, palestras, grupos de trabalho, minicursos e exposição de pôsteres.

Ao longo da programação haverá lançamentos de livros e apresentações culturais, realizadas pela Companhia de Projeções Folclóricas Raízes e pelo Grupo de Teatro Heureca.

(Ascom/UFCG - 04.11.2015)

Data: 04/11/2015