UFCG promove encontro de grupos de estudos e pesquisas Marxistas

Na próxima semana, de 18 a 20, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) estará realizando o 7º Encontro de Grupos de Estudos e Pesquisas Marxistas (VII EPMARX), evento internacional que promove a discussão e o intercambio entre pesquisadores e sociedade sobre os diferentes eixos temáticos do Marxismo, e organizado nessa edição pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Estado e Luta de Classes na América Latina (Praxis), com o apoio do Centro de Humanidades (CH), pela Unidade Acadêmica de Ciências Sociais (UACS) e o Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPGCS-UFCG).

Na sua abertura, que acontecerá na quarta-feira (dia 18) no Centro de Extensão José Farias Nóbrega, às 18h30, o evento debaterá o fim de ciclo dos governos pós-neoliberais latino-americanos - com as participações de Christian Castillo, professor da Universidade de Buenos Aires (UBA) e da Universidade Nacional de La Plata (UNLP), também ex-deputado argentino pela Frente de Esquerda e dos trabalhadores (FIT) e da doutoranda do PPGCS-UFCG , Soraia de Carvalho.

Na quinta (dia 19), no mesmo horário e local, será debatida a crise capitalista mundial e os desafios da esquerda contando com as participações de Juan Carlos Gomez Leyton, professor da Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (FLACSO), do Chile, estudioso das lutas e os movimentos sociais naquele país, e do doutorando em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Eduardo Mara.

No encerramento, na sexta (dia 20) a mesa-debate, ás 14 horas, discutirá a crise da União Europeia e suas reconfigurações políticas (especialmente depois da traição de Syriza na Grécia e a adaptação de Podemos na Espanha ao sistema político que até faz pouco tempo combatia), com as presenças do professor de Ciência Política da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e de Juary Chagas, do Instituto de Estudos Latino-americanos (IELA-RN)

Durante o evento, coordenado pelo professor de Ciência Política da UFCG, Gonzalo Rojas, serão realizados oito minicursos, com carga horária de 4 e 8 horas, cujas as inscrições encontram-se abertas (http://epmarx2015.blogspot.com.br/2015/10/incricao-vii-epmarx.html) e nove grupos de trabalho

Outras informações podem ser obtidas na página do VII EPMARX ( http://epmarx2015.blogspot.com.br/)

(Ascom/UFCG 13.11.15)