Comissão de Gestão Energética e hídrica se reúne para discutir sustentabilidade no CDSA

A Comissão Institucional para Gestão Energética e Hídrica (CIGEH), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus de Sumé, re reuniu na última quinta-feira, 12, para discutir um planejamento para economia de energia e água do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA), bem como discutir práticas sustentáveis para o campus. A comissão é formada por professores, técnicos e alunos daquele Centro.

O presidente da Comissão, o professor Irivaldo Oliveira, iniciou a reunião apresentando o propósito do encontro, destacando que se trata da primeira comissão da UFCG com esse propósito e que a recomendação de que as universidades possuíssem esse tipo de organismo foi do Ministério da Educação e do Ministério do Planejamento, através de estudo amplo que fez um diagnóstico bastante completo das energias renováveis nas universidades públicas brasileiras.

A comissão realizou um planejamento de curto, médio e longo prazo, com alguns estudos e ações necessárias para serem desenvolvidas a partir do ano de 2016, considerando os severos cortes de receita das universidades brasileiras e que esse panorama, certamente, continuará em 2016.

Foram discutidas ações no campo da captação de águas, no sentido de preparar o campus do CDSA para isso, da energia solar, utilização racional da água nos banheiros, soluções para o reaproveitamento de água das lavadouras de roupa das residências universitárias do campus, a instalação de sensores de presença para evitar o gasto desnecessário de eletricidade, bem como a necessidade de fazermos uma análise do potencial de captação de água de poço no campus.

A reunião da Comissão contou com as presenças do encanador e do eletricista do campus que informaram a situação do CDSA quanto a esses dois importantes itens de funcionamento.

Algumas ações já foram desenvolvidas como a visita ao campus do IFRN em Canguaretama para conhecer a usina de energia solar, do sistema de captação de água e reuso, e de poços artesianos. Além disso, a prefeitura do campus instalou duas caixas de 5 mil litros para captar água dos destiladores e reaproveitá-la, uma reivindicação antiga..

Algumas ações foram preliminarmente planejadas para 2016, tais como: visita à EMBRAPA Petrolina para conhecer as experiências em sustentabilidade daquela entidade; acompanhamento e monitoramento do gasto de energia e água do campus; realização de estudo da qualidade da água subterrânea do CDSA; iniciar a construção de um sistema de captação de águas da chuva; buscar financiamento para instalação do parque de energia solar; continuar com a campanha de economia de água e energia no CDSA; inserir garrafas PET com areia nas descargas dos banheiros como forma de reduzir a quantidade de água liberada; manter um diálogo com a direção da Escola Agrícola em funcionamento no CDSA; instalar baldes de captação nas lavadoras das residências universitárias e nos bebedouros com a instalação de sistema de filtragem elaborado pelos alunos como atividade de campo; na recepção dos feras proferir palestra e distribuir material de divulgação e; exigir treinamento dos terceirizados pelas empresas como estabelece o contrato e reaproveitamento dos resíduos sólidos.

A Comissão

A CIGEH (Comissão Institucional para Gestão Energética e Hídrica do CDSA) visa instaurar uma gestão participativa dos recursos energéticos, hídricos e da sustentabilidade no campus do CDSA, e foi criada pela Direção de Centro pela Portaria 019, de 28 de Julho de 2015. Ela é composta pelos professores José Irivaldo, Aleckssandra Vieira, Ana Cristina, Carina Seixas, Ilza Maria e José Marciano; pelos técnicos administrativos Allan Gustavo, Dielle Oliveira, Tanielzy Lêla e João Severo; e pelos alunos Jefferson Roberto e Sílvia Maria. Dessa forma essa comissão irá propor ações que possam tornar o nosso centro mais sustentável.

(Assimp CDSA/UFCG)

Data: 16/11/2015