topo_cabecalho
Projeto Memória da UFCG promove mostra de vídeo “Memória e História”

O Projeto Memória da UFCG estará iniciando nesta sexta-feira, 12, a partir das 18h, no Auditório da Unidade Acadêmica de Arte e Mídia (UAAMI/CH), uma série de debates com a mostra de vídeo “Memória e História”, exibindo o premiado documentário campinense O Buraco.

A mostra de vídeo tem como objetivo levar a comunidade em geral a refletir acerca da importância da preservação e valorização da memória, buscando o cinema como o principal suporte para essa discussão, e, ainda, vendo a sétima arte como uma fonte documental e histórica que possibilita diversas leituras.

O evento Memória e História será realizado mensalmente e, logo após a exibição de cada produção, haverá um debate com o diretor do filme e um professor acadêmico. Nesta primeira exibição, os debatedores serão Taciano Valério, diretor de O Buraco, e a professora Eronides Câmara Donato, da Unidade Acadêmica de História e Geografia (UAHG), do Centro de Humanidades da UFCG. O debate será coordenado por Else Farias, pesquisadora do Projeto Memória.

Mais informações sobre a mostra Memória e História podem ser obtidas pelo número: 3310-1546 ou pelo e-mail: projetomemoria@yahoo.com.br.

O Buraco

O Buraco tem como sinopse a história de um veterano da Segunda Guerra Mundial com a idade de 82 anos, morador de um sítio no interior da Paraíba, que se divide entre suas lembranças e o presente. O vídeo recebeu a seguinte premiação: Melhor direção de fotografia (Festival de Vídeo pernambucano), melhor documentário nacional (FENART – JP), melhor documentário paraibano (FENART – JP), melhor direção (FENART – JP), prêmio especial da Associação Brasileira de Documentaristas (ABD), melhor curta nordestino (Fest Natal) e melhor documentário nacional (Festival Universitário de cinema e vídeo da UFRJ).


Data: 11/05/2006