Seminário sobre reordenamento da cultura do sisal na Paraíba começa nesta sexta

Evento acontece a partir das 8h no campus de Cuité da UFCG

Será realizado nesta sexta-feira (04), no Auditório do Centro de Educação e Saúde (CES) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus de Cuité, um seminário para tratar da safra 2015 com o tema Reordenamento da cadeia produtiva do sisal - Fibra forte da Paraíba. A atividade, que acontece a partir das 8h, está sendo promovida pelo Governo do Estado da Paraíba, através da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (SEAFDS) em parceria com o CES/UFCG, a Embrapa e Assembleia Legislativa da Paraíba.

O Seminário terá como objetivo promover um workshop sobre o reordenamento da cadeia produtiva do sisal com todos os agentes dessa cadeia produtiva da base primária e do mercado e instituições de apoio ao desenvolvimento da cultura do sisal na Paraíba. O evento contará com a participação do secretário da Agricultura Familiar da Paraíba, Lenildo Morais, pesquisadores, técnicos, professores universitários, deputados estaduais e secretários de Estado.

De acordo com o secretário, Lenildo Morais, inúmeras pesquisas direcionadas ao uso do sisal estão sendo desenvolvidas e algumas já estão em fase de conclusão. “As pesquisas estão trazendo resultados surpreendentes. O sisal é capaz de produzir novos produtos, como xampu contra caspa, remédio para doenças de pele, acaricidas e ração animal”, destacou.

O secretário lembrou ainda que a fibra do sisal pode ser usada na indústria automobilística, nos eletroeletrônicos, em móveis e construção civil, além de servir para ração animal e produção de etanol.

Confira a programação do Seminário:

. 08h às 08h30 – Recepção dos participantes;

. 08h30 às 09h – Tecnologias da Embrapa para cultura do sisal e estratégias para o reordenamento da produção na Paraíba;

. 09h às 09h30 – O sisal no mundo e na economia brasileira;

. 09h30 às 10h – Lanche;

. 10h às 10h30 – Atuação da Campol na organização da produção cooperativada para o mercado;

. 10h30 – Situação da comercialização;

. 11h às 11h30 - Reordenamento da cadeia produtiva do sisal na Paraíba;

. 11h30 às 12h – Debates e encaminhamento do plano de trabalho;

. 12h às 12h15 – Encerramento.

(Ascom/CES com Secom/PB – 03.12.2015)

Data: 03/12/2015