Trabalho de conclusão de MBA em Gestão Empreendedora será um Plano de Negócio

O MBA em Gestão Empreendedora e Inovação se destaca no diferencial por implantar na grade curricular a elaboração de um Plano de Negócio, para a realização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O principal objetivo é de preparar o aluno para idealizar um grande negócio e encontrar uma oportunidade de sucesso em meio à crise.

O Plano de Negócio é uma oportunidade para refinar estratégias, examinando a viabilidade da empresa sob todos os pontos de vista, seja mercadológico, financeiro e o operacional. O intuito do PN na empresa, é a apresentação do empreendimento a possíveis futuros parceiros comerciais como sócios, incubadoras e investidores. Para a maioria dos empreendedores, é um desenvolvimento de ideias a respeito de como o negócio deve ser conduzido.

O coordenador do MBA e diretor adjunto da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (Fundação PaqTcPB), Vicente Albuquerque, ressaltou “a elaboração de um Plano de Negócio vai preparar o aluno para que ele tenha iniciativas que desenvolva habilidades empreendedoras em um curto espaço de tempo, porém com qualidade e com aprimoramento em qualquer área que desejar”, frisou.

Janayna Ibiapina, coordenadora da Incubadora Tecnológica de Campina Grande (ITCG), acredita que o Plano de Negócio será um treinamento bastante edificante para os futuros empreendedores. “A elaboração de um plano de negócio, como um trabalho de conclusão de curso, será um excelente ponto de partida para que os alunos possam abrir seu negócio. Vejo pessoas amedrontadas e receosas com a crise do país. Mas acredito que as oportunidades estão em nossa volta e elas surgem através de um momento de crise”.

A elaboração do PN induzirá o aluno a realizar um planejamento de forma organizada, forçando à reflexão. É nesse sentido que o MBA aperfeiçoará o gerenciamento em empreendimentos, oferecendo diversas atividades voltadas para criatividade, empreendedorismo e conhecimento pessoal.

“Não adianta colocar uma corda no pescoço devido à falta de emprego no mercado e a dificuldade de conseguir a aprovação de um concurso público, é só ter criatividade e colocar em prática. Acredito que há pessoas com comportamento empreendedor em todos os setores da economia, e o MBA ajudará nisso. Nos últimos meses percebemos que o valor comercial do dólar vem crescendo rapidamente, e isso é motivo de comemorar, pois valorizará o investimento do empresário ao exportar seu produto, que por sua vez, ganhará em triplo”, acrescentou a coordenadora da ITCG.

Para se inscrever, o candidato deverá acessar o site e apresentar os seguintes documentos:  CPF, RG, Comprovante de Residência e Comprovante de Conclusão da Graduação, todos em formato PDF. As inscrições se prolongarão até o dia 22. Enquanto as aulas, serão iniciadas a partir do dia 22 de fevereiro próximo.

O curso é uma realização da Fundação PaqTcPB, das Universidades Estadual da Paraíba e Federal de Campina Grande, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, em parceria com a ENDEAVOR Brasil, Instituto Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque e o apoio do IEL.

Mais informações:

Programa de Estudos e Ações para o Semiárido – PEASA/UFCG

(Museu Interativo do Semiárido) – Telefone: (83) 2101-1590

Av. Aprígio Veloso, 882, no anexo do Museu Interativo do Semiárido – MISA CEP 58109-970 – Campina Grande – PB

Núcleo de Inovação e Transferência Tecnológica – NITT/UEPB

(Agência de Inovação da UEPB) – Telefone: (83) 3315-3383