Representante do Instituto Nacional de Ciências Aplicadas da França analisa parceria com a UFCG

Na manhã de hoje, quinta-feira, 11 de maio, o professor Jean François Sacadura, relação internacional do Instituto Nacional de Ciências Aplicadas - INSA, de Lyon, França, esteve com o Reitor da UFCG, professor Thompson Fernandes Mariz, analisando os detalhes para a firmação de um acordo de dupla diplomação entre as duas Instituições. A UFCG é a primeira universidade do Norte/Nordeste a realizar um acordo dessa natureza com o INSA. Já estão assinados intercâmbios com as Universidades Federais de Uberlândia e Paraná, a Unicamp e a PUC/RIO, informou o professor Carlos Araújo, Coordenador de Pós-Graduação da Unidade Acadêmica de Engenharia Mecânica - UAEM, do Centro de Ciências e Tecnologia - CCT O Reitor considerou importante essa parceria que fortalece o intercâmbio acadêmico entre as duas Instituições, e 12 estudantes da UFCG já realizaram estágio na França.

O acordo, que será assinado provavelmente no final deste ano, promoverá intercâmbio por dois anos, de alunos que estejam cursando do sétimo período em diante, dos cursos de Engenharia Elétrica, Mecânica, de Materiais, Civil e Química; e  Computação.

Outros pré-requisitos exigidos dos estudantes são o rendimento escolar (média acima de 7,0), preparação lingüística (estudar francês ou português, por no mínimo um ano) e ter o Plano de Estudo aprovado pela Unidade Acadêmica de origem, em concordância com a receptora. Além do idioma, o que difere no intercâmbio é a natureza do estágio nos últimos seis meses: na França, será empresarial, e no Brasil, laboratorial, pela dificuldade de viabilizar estágio no país para estudantes franceses, segundo o professor Carlos Araújo.

O Projeto Brafitec/Capes/UFCG/INSA é um intercâmbio de alunos de graduação que já dura mais de 7 anos.

Desde o ano de 2000, aproximadamente 50 estudantes de engenharia da UFCG realizaram intercâmbio acadêmico, no âmbito do PIANI/UFPB-UFCG, no INSA-Lyon, demonstrando o potencial dessa colaboração para a formação em Engenharia proporcionada pela UFCG. Atualmente, dois estudantes de Engenharia de Materiais, dois de Engenharia Mecânica e seis de Engenharia Elétrica realizam o intercâmbio de graduação na França.

A agenda da visita do professor Jean-François Sacadura à UFCG incluiu, além da audiência com o Reitor, discussões com os pró-reitores de graduação e pós-graduação, além dos assessores internacionais da UFCG e da UFPB, e reunião com representantes dos departamentos para discussão sobre a dupla diplomação e a possibilidade de um acordo INSA-UFCG.

Legenda: O Reitor Thompson Mariz (2º à direita) e o professor Jean François (3º à direita) discutiram a cooperação acadêmica.

Data: 11/05/2006