Programa seleciona pesquisadores para doutorado pleno nos EUA

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulga a seleção de bolsistas para doutorado pleno na Case Western Reserve University (CWRU), nos Estados Unidos. As bolsas serão concedidas no âmbito do Programa CAPES/CWRU, e serão vinculadas aos quatro projetos aprovados por este programa. As inscrições vão até o dia 18 de março.

A iniciativa prevê a dupla diplomação entre o Department of Macromolecular Science and Engineering e um dos seguinte Programas de Pós-Graduação (PPG) de instituições brasileiras: PPG em Engenharia Mecânica da PUC-Rio, PPG de Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da UFRJ, PPG em Ciência e Engenharia de Materiais da UFSCar e PPG em Química da UFRGS.

O Departamento de Ciência e Engenharia Macromolecular de CWRU é o líder nos Estados Unidos e um dos líderes mundiais na área de polímeros. O objetivo de oferecer dupla diplomação nesta parceria entre CWRU e algumas de universidades de destaque no Brasil é explorar as potencialidades de cada instituição envolvida para fornecer ao aluno formação de alta qualidade, com possibilidade de atuação em diferentes setores da indústria e da academia.

O programa admite alunos com mestrado nas áreas de Engenharia, Física, Química, Ciência de Materiais, Matemática e afins e prevê que os alunos façam as disciplinas todas no Brasil no primeiro ano. No segundo e terceiro anos o aluno irá desenvolver pesquisa em CWRU e retornará no último ano para o Brasil, onde defenderá a Tese. Os alunos aceitos receberão bolsa de estudo da Capes. As disciplinas serão realizadas no Brasil e a língua oficial e única do programa é o inglês.

Mais informações podem ser obtidas no site do programa ou pelo e-mail joao.maia@case.edu.

(Capes)

Data: 08/03/2016