Lançado edital do programa Capes/Harvard

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulga nesta sexta-feira, 11, novo programa em parceria com a Universidade de Harvard para concessão de bolsas a candidatos aceitos nas modalidades de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado nas áreas prioritárias do programa Ciência sem Fronteiras (CSF). Os candidatos precisam ser previamente aceitos em escolas ou departamentos da Universidade de Harvard com sede na cidade de Cambridge, Massachusetts (EUA).

Inscrições

As inscrições para admissão em escolas ou departamentos de Harvard serão realizadas pelos interessados diretamente naquela instituição, conforme suas regras e procedimentos. Após aprovação em processo seletivo e recomendação por aquela universidade para inserção no Programa Capes/Harvard, os candidatos deverão se inscrever por formulário de inscrição online da Capes, conforme a modalidade pretendida, para avaliação quanto à concessão da bolsa, que poderá ser integral ou parcial, em consonância com o Regulamento Geral do Programa e suas respectivas chamadas.

As inscrições podem ser feitas até o dia 21 de março de 2016.

Requisitos

Para se candidatar é necessário ser brasileiro ou, para bolsas de pós-doutorado, estrangeiro com visto permanente no Brasil; residir no Brasil durante todo o processo de seleção ou comprovar vínculo com o país nos casos em que residir temporariamente no exterior; possuir formação adequada à modalidade desejada; ter fluência em inglês compatível com o bom desempenho nas atividades previstas, conforme requisitos para a modalidade de bolsa da escola na Universidade de Harvard pretendida; possuir carta de aceitação definitiva da Universidade de Harvard, ou carta condicional quanto à comprovação de sponsorship (autopatrocínio ou patrocínio institucional), ou carta de aceite de um professor de Harvard.

Veja a relação completa dos requisitos no regulamento.

Graduação

Para as modalidades de graduação sanduíche ou plena é necessário Ter obtido no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) – a nota mínima de 600 pontos considerando os testes aplicados a partir de 2009 e notas divulgadas até o dia da inscrição. Especificamente para graduação sanduíche é necessário estar regularmente matriculado em instituição de ensino superior no Brasil em cursos das áreas prioritárias do Ciência sem Fronteiras; ter concluído no mínimo 20% e no máximo 90% do currículo previsto para o curso de graduação, comprovado pelo histórico escolar de graduação.

Mais informações, na página do programa.

(Capes)

Data: 11/03/2016