Projeto da UFCG realiza oficina de criação do jogo digital educativo sobre o uso da água

Atividade foi realizada no campus de Sumé

Foi realizada na última sexta-feira, 11 de março, no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA), campus de Sumé da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), a Oficina de Criação do Jogo Sério, atividade do projeto água Educar para não faltar: Uma intervenção nas escolas do semiárido. Professores e estudantes do CDSA, membros da comunidade sumeense e de entidades sociais e governamentais participaram da oficina.

A oficina foi ministrada pelo professor Marcelo Alves de Barros, com participação dos estudantes do Programa de Educação Tutorial (PET - Computação) do campus de Campina Grande da UFCG e apoio do PET de Gestão Pública do CDSA. Na oportunidade, os participantes contribuíram com propostas que servirão de embasamento para a construção de um jogo digital.

O projeto Educar para não faltar: Uma intervenção nas escolas do semiárido é coordenado pelo professor Irivaldo Oliveira, do CDSA e tem como objetivo produzir materiais lúdicos que envolvam crianças e jovens, no sentido de trabalhar o tema da Água, como economizar, amarzenar e fazer reúso desse recurso.

Os materiais lúdicos são estórias em quadrinhos com foco na água, a elaboração de um jogo digital sobre a temática do projeto e capacitar os professores para trabalharem esses materiais junto aos seus alunos.

O projeto que é colaborativo, terá em seu desenvolvimento, outros momentos presenciais, bem como, de interação a distância.

(Rosenato Barreto - Assimp CDSA/UFCG)

Data: 15/03/2016