topo_cabecalho
Planejamento comemora primeiro ano sem uso de papel na tramitação de processos

Sistema eletrônico diminuiu tempo de tramitação de documentos, desburocratizou processos e reduziu gastos

 

Há um ano, os processos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP) são criados, editados, assinados e armazenados em ambiente virtual, no Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Com a implantação da ferramenta, houve redução de aproximadamente 90% do tempo de tramitação dos documentos, diminuição de 28% no gasto com aquisição de material de escritório e de 11% em serviços postais.

 

“O SEI está transformando o modo de gerenciar processos administrativos no governo federal. Além de proporcionar redução do gasto, o sistema é ágil, sustentável e dá transparência às ações do setor público”, ressalta a secretária adjunta de Gestão do MP, Patricia Costa. Desde março de 2015, foram cadastrados 240 mil processos e 1,3 milhão de documentos no SEI do Planejamento. O sistema já é utilizado por 4,6 mil usuários do órgão.

 

A solução foi desenvolvida pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF 4) e é cedida gratuitamente para os órgãos da Administração Pública Federal, por intermédio do MP. O primeiro órgão a implantar o SEI no governo federal foi o Ministério das Comunicações, em março de 2014. Houve uma redução anual de aproximadamente 12% dos gastos com serviços de postagem e de 16% dos gastos com aquisição de papel. No Ministério do Planejamento, o projeto-piloto foi iniciado em outubro de 2014 e a utilização em todos os setores ocorreu a partir de março de 2015.


Vantagens

 

O sistema é totalmente eletrônico e pode ser acessado remotamente por diversos tipos de equipamentos, como microcomputadores, notebooks, tablets e smartphones. Uma funcionalidade que se destaca é a possibilidade de tramitação em múltiplas unidades – ao contrário do que acontecia com os processos em papel, vários setores podem tomar providências e se manifestar simultaneamente. O SEI também fornece modelos de documentos, tem ferramenta de busca de processos e gera estatísticas de desempenho.

 

(Ministério do Planejamento)


Data: 07/04/2016