Tramitação digital de documentos entre órgãos começa em julho de 2016

Inovação foi anunciada em fórum de TIC dos Institutos Federais

A solução de Barramento do Processo Eletrônico Nacional (Barramento PEN) será implantada em julho de 2016. O anúncio foi feito nessa quarta-feira (6) pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP), durante o 1° Fórum de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) dos Institutos Federais, em Brasília. A ferramenta permitirá a tramitação digital de documentos entre diferentes órgãos.

“Esta solução de integração vai permitir ao Instituto Federal de Brasília tramitar documentos digitalmente para o Ministério da Educação”, exemplificou o secretário adjunto de Tecnologia da Informação do MP, Fernando Siqueira, que informou ainda que o Barramento PEN será entregue no modelo de computação em nuvem.

O Barramento PEN é uma das ações do MP para auxiliar os órgãos a atenderem o estabelecido pelo Decreto n° 8.539/2015. A norma estabelece prazo de dois anos para os órgãos da Administração Pública Federal (APF) implantarem o processo eletrônico na tramitação de documentos.

PEN

A nova solução de barramento faz parte dos projetos para implantar o PEN no governo. As outras duas iniciativas são o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e o Protocolo Integrado.

(Ministério do Planejamento)

Data: 11/04/2016