Vencedores da Olimpiada de Inovação da Paraíba realizam visita técnica a INOVA UNICAMP

Visita faz parte da premiação da competição

Os vencedores da I Olimpíada de Inovação da Paraíba 2015, juntamente com a Pró-Reitora de Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Campina Grande (Propex/UFCG), estão em São Paulo realizando uma visita técnica a INOVA UNICAMP, órgão responsável pela gestão da propriedade intelectual gerada na Universidade Estadual de Campinas.  A visita faz parte da premiação da competição.

A comitiva da UFCG foi recebida pelo diretor executivo da INOVA UNICAMP, Milton Mori, que faz a apresentação das principais ações do órgão e acompanhou a comitiva na visita as empresas incubadas pela INOVA, dentre elas projetos de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (P&D) em convênio com a Samsung.

“Da riqueza de informações e discussão que tivemos no primeiro dia da visita técnica destacamos o protagonismo da INOVA UNICAMP na promoção da inovação e empreendedorismo no estado de São Paulo e no País, fruto de processo iniciado em 1984 que instalou uma cultura de empreendedorismo e inovação completamente articulada com as demandas local e nacional, produzindo soluções em P&D, e contribui fortemente para o desenvolvimento econômico”, ressalta Rosilene Dias Montenegro, pró-reitoria de Pesquisa e Extensão da UFCG.

Como primeiro resultado dessa visita técnica foi proposto um convênio entre UFCG e a INOVA UNICAMP para a cooperação no tocante a propriedade intelectual e inovação tecnológica, de modo a auxiliar os vencedores da I Olimpíada de Inovação a efetuarem o registro de propriedade intelectual de suas soluções e orientações referentes às diretrizes gerais de contrato. Também foi feito convite a UFCG para participar das programações da INOVA voltadas para promoção de empreendedorismo e inovação para o público de estudantes.

INOVA UNICAMP

Criada no dia 23 de julho, a INOVA UNICAMP objetiva estabelecer uma rede de relacionamentos da Unicamp com a sociedade para incrementar as atividades de pesquisa, ensino e avanço do conhecimento.

A INOVA recebe anualmente R$ 4 milhões de reais em royalties e investe R$ 26 milhões de reais em incubação de empresas. Hoje, a INOVA contabiliza cerca de 700 empresas-filhas em atividade econômica que emprega em torno de 120 mil pessoas, com faturamento anual de R$ 3bi.

(Ascom/UFCG - 13.04.2016)

Data: 13/04/2016