UFCG é destaque internacional pela colaboração no avanço de código aberto

Instituição é uma das que mais colabora com desenvolvimento de OpenStack no mundo

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) vem ganhando destaque mundial por ser uma das instituições que mais colabora com o desenvolvimento do OpenStack, software de código aberto capaz de gerenciar os componentes de múltiplas infraestruturas virtualizadas.

De acordo com dados do Stackalytics, a UFCG ocupa a 31ª posição na lista global das organizações que mais fizeram revisões ao código. Desde que começou a contribuir com o OpenStack, na versão Havana da plataforma, já foram mais de 70 mil linhas de código e 3,4 mil revisões de código realizadas pela instituição.

O projeto de OpenStack na UFCG começou em 2013 no Laboratório de Sistemas Distribuídos (LSD). Atualmente, a equipe conta 25 membros, entre professores, estudantes, mestrandos, doutorandos e ex-alunos que continuam colaborando, mais de 150 usuários da nuvem do departamento, além de parcerias com empresas como HP, Erickson e Copel.

Andrey Brito, professor de Ciência da Computação da UFCG e responsável pela impantação de OpenStack nos laboratórios da instituição, conta que a implantação do sistema automatizou o processo de obtenção de máquinas virtuais para projetos estudantis, agilizou a disponibilização de tecnologias e atraiu o interesse dos alunos para pesquisar a área.  "É uma alternativa muito interessante, a gente tem a oportunidade de fazer pesquisa e validá-la com uma plataforma que está sendo usada mundo afora", diz.

O Projeto de OpenStack da UFCG foi destaque no CanalTech, portal com foco na produção de conteúdo para tecnologia corporativa e da informação. Confira a matéria completa no link: http://corporate.canaltech.com.br/materia/cloud-computing/como-a-ufcg-se-tornou-a-universidade-que-mais-colabora-com-openstack-no-mundo-63887

(Ascom UFCG com dados do CanalTech - 02.05.2016)

Data: 02/05/2016