Pesquisador do CTI ministra curso sobre produtos médicos em 3D na UFCG

Rodrigo Alvarenga Rezende é coordenador de Projetos na Divisão de Tecnologias Tridimensionais do Centro de Tecnologia Renato Archer, sediado em Campinas, SP

O professor e pesquisador Rodrigo Alvarenga Rezende, do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI), sediado na cidade de Campinas - São Paulo, esteve na última quinta e sexta-feira, dias 28 e 29 de abril, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) para ministrar o Curso Manufatura Aditiva para Aplicações Médicas - produtos produzidos através de 3D no Laboratório de Avaliação e Desenvolvimento de Biomateriais do Nordeste (CERTBIO).

O convite para ministrar o curso foi feito pelo diretor do CERTBIO, Marcus Vinicius Lia Fook. Na ocasião, participaram da capacitação estudantes e pesquisadores das áreas de Química, Física, Fisioterapia, Engenharia de Produção, Engenharia de Materiais, entre outros cursos.

Sobre o pesquisador

Rodrigo Alvarenga Rezende é pesquisador e coordenador de Projetos na Divisão de Tecnologias Tridimensionais do Centro de Tecnologia Renato Archer pela Fundação de Apoio à Capacitação em Tecnologia da Informação (FACTI). É graduado em Engenharia Elétrica com ênfase em Computação,  mestre e doutor em Engenharia Química , membro do Instituto Nacional de Biofabricação (INCT-BIOFABRIS). Desenvolveu trabalhos de pesquisa em Prototipagem Rápida com Biomateriais no Departamento de Engenharia Mecânica do Instituto Politécnico de Leiria, Portugal . Atualmente, trabalha com Tecnologia da Informação como tecnologia habilitadora para a bioimpressão de tecidos e órgãos humanos. Possui experiência na área de processos de prototipagem rápida, estereolitografia com laser infravermelho (termolitografia) e biofabricação, simulação. Co-responsável pela criação da rede BIOFAB (Rede Iberoamericana de Biofabricação: Materiais, Processos e Simulação).

(Carlos Leão - Ascom CERTBIO/UFCG - 04.05.2016)

Data: 04/05/2016