Novo Pibid recebe propostas de instituições participantes

Em alinhamento com a Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica, que teve o Decreto nº 8752/2016 publicado nesta terça-feira, 10, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) abre o sistema SiCapes para que as instituições que já participam do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) enviem suas propostas adequadas à Portaria Capes nº 46/2016. O envio das propostas vai de 10 de maio a 5 de junho. O início das atividades dos projetos está previsto para julho deste ano. Todas as licenciaturas poderão participar do Pibid.

Articulação

Em março deste ano, o Pibid passou a integrar um conjunto de ações do Ministério da Educação (MEC) para intensificar a alfabetização no país. A iniciativa, junto ao Mais Educação e ao Pacto Nacional pela Educação na Idade Certa (Pnaic), forma o Programa Integrado de Apoio à Alfabetização e ao Letramento.

O objetivo da articulação foi dar prioridade ao desafio que envolve 10 milhões de alunos, em 26 mil escolas, consideradas prioritárias, que apresentaram dificuldades na alfabetização e baixo letramento no último Censo Escolar.

Para o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, à época do anúncio, o Pibid deve atuar complementarmente no progresso articulado da educação. “O estágio de iniciação à docência não é apenas para a formação do estudante ou para o aprimoramento da faculdade, deve ser uma força complementar para a melhoria de todo o sistema de educação”, ressaltou.

Acesse nesta página informações necessárias sobre as propostas de adequação dos projetos.

(Capes)

Data: 11/05/2016