Prazo para submissão de projetos do semiárido vai até dia 20 de maio

Estão abertas até 20 de maio as inscrições de Projetos de Extensão Tecnológica e Cultural para apoio à Agricultura Familiar no Seminário Paraibano. O edital é uma parceria entre a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Programa de Estudos e Ações para o Semiárido (PEASA), Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB), com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e o Instituto Nacional do Semiárido (INSA).

As propostas devem ser entregues no Peasa (por trás do Departamento de Artes) até às 17h30, ou por e-mail ( peasa@peasa.ufcg.edu.br/ helda@peasa.ufcg.edu.br) até às 23h59min.

Público Beneficiário dos Projetos

Serão beneficiários dos projetos no âmbito deste Edital, comunidades ou assentamentos rurais de agricultores familiares, organizados em associações ou cooperativas de produtores.

Linhas Temáticas

Serão apoiadas propostas cujos projetos estejam inseridos em uma ou mais das seguintes linhas temáticas, voltadas para a agricultura familiar, conforme a seguir:

a) Uso de técnicas de manejo em sistemas de produção sustentável, de base agroecológica e/ou orgânica;

b) Tecnologias apropriadas para a convivência, ambientalmente equilibradas, no bioma da caatinga;

c) Cultura da palma, segurança forrageira e convivência e utilização da cochonilha;

d) Uso de tecnologias de baixo custo para captação e tratamento de água;

e) Processamento de alimentos e ervas fitoterápicas da biodiversidade;

f) Emprego de plantas e outros produtos alternativos com fins terapêuticos;

g) Uso de processos artesanais e agroindustriais de produção voltados para a agricultura familiar

h) Tecnologias de energia renovável aplicadas à agricultura familiar;

i) Uso de metodologias de comunicação social aplicados à assistência técnica e extensão rural;

j) Dinâmicas socioambientais e estratégia de desenvolvimento rural;

k) Processos e organização para agroindustrialização na agricultura familiar;

l) Uso de tecnologias como incentivo para a migração da autossuficiência na produção de alimentos para a geração de renda monetária;

m) Implementação de formas organizativas de processos de produção e comercialização;

n) Estratégias de incentivo à disponibilização e apropriação de conhecimento de impacto comunitário;

o) Processos de geração de renda de origem não agrícola

p) Estímulo ao processo de difusão artístico-cultural na comunidade rural – artes plásticas, teatro, música e dança.

Recursos Financeiros

O edital prevê a aplicação de recursos financeiros no valor total de R$79,8 mil, sendo o valor de R$50,4 mil  do Orçamento 2016 do PEASA/MISA/UFCG, R$15,4 mil do PaqTcPB, e R$14.000,00 do INSA. O valor máximo financiado por proposta será de R$ 5,7 mil. Serão selecionados no máximo 14 projetos.

Veja aqui o edital completo

(Ascom Peasa/Propex/UFCG)

Data: 11/05/2016