Residência e RU da UFCG serão ampliados

Representantes da Coordenação de Apoio Estudantil, da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), estão discutindo uma possível extensão dos serviços do restaurante e da residência universitária da instituição.

A idéia é subsidiar recursos, através de uma parceria com o governo federal, aos alunos que não dispõe destes serviços, para que eles possam estudar e ter direito a moradia e a alimentação, segundo o coordenador de apoio estudantil, Antônio Gláucio de Sousa.

O projeto, intitulado de “Bolsa Permanência”, ainda está sendo planejado, estando, portanto, em seu estágio inicial. Por isso, Antônio explicou que qualquer definição acerca do mesmo, neste momento, será precipitada. Conforme informações dele, hoje, os serviços de residência e restaurante universitário são fornecidos com limites de orçamento, através de uma triagem sócio-econômica dos interessados. Antônio explicou que a proposição é beneficiar alguns alunos que devido às limitações financeiras da universidade, terminam não tendo acesso ao RU e a residência.

O coordenador adiantou que o ideal seria que todos os alunos com baixa renda da instituição, que não são atendidos pelo RU e pela residência, pudessem receber uma bolsa que propiciasse o pagamento de aluguel e as refeições diárias. Antônio explicou que o projeto ainda está sendo discutido em todos os campi da UFCG, com os professores e alunos, que também participam ativamente fazendo sugestões.

Em todo o Estado, existem 14 residências com uma capacidade para 320 alunos ao todo. Já o restaurante universitário atende a aproximadamente 1,9 mil estudantes na Paraíba, sendo que, destes, 1,2 mil residem em Campina Grande.

Data: 12/05/2006