topo_cabecalho
Sistema desenvolvido na UFCG permite monitorar focos do Aedes aegypti

Trabalho ficou entre os melhores apresentados no Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação 2016

 

O Brasil vem vivenciando nos últimos anos uma epidemia de dengue, zika e chikungunya, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Pensando em contribuir para o monitoramento e eliminação de focos do mosquito, pesquisadores da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) desenvolveram o sistema DeuZikaChico.

 

O sistema faz uso de tecnologias de geoprocessamento, plataformas móveis, crowdsourcing e redes sociais e pode ser usado pela comunidade para denunciar a localização dos focos do mosquito, cadastrar as visitas dos agentes de saúde em suas residências e, assim, contribuir para a ação dos agentes públicos.

 

O trabalho foi desenvolvido no  Laboratório de Sistemas de Informação da Unidade Acadêmica de Sistemas e Computação da UFCG, contando com a coordenação do professor Cláudio de Souza Baptista e dos alunos de graduação, mestrado e doutorado - Maxwell Guimarães de Oliveira, André Luiz Firmino Alves, Daniel Farias Batista Leite, Júlio Henrique Rocha, Luiz Henrique de Andrade, Brunna de Sousa Pereira Amorim e  José Nathaniel Lacerda de Abrante.

 

A pesquisa DeuZikaChico: o poder da AGI no monitoramento e combate de epidemias como a de Dengue, Zika e Chikungunya foi apresentada no Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação 2016, realizado de 17 a 20 de maio em Florianópolis, Santa Catarina, e ficou entre os seis melhores artigos apresentados no evento. Os artigos serão publicados em uma versão estendida da Revista Brasileira de Sistemas de Informação (iSYS).

 

O sistema pode ser visualizado em: deuzikachico.com

 

(Gloriquele Mendes - Ascom/UFCG - 20.05.2016)


Data: 20/05/2016