Evento na UFCG alerta para a qualidade da água do açude de Boqueirão

Seminário de Recursos Hídricos aconteceu na manhã desta quarta-feira, dia 01º

"De imediato, é necessário elaborar um plano de ação para garantir a qualidade da água que chega às torneiras" diz o pesquisador Janiro Costa, sobre o abastecimento de Campina Grande e outros 18 municípios providos pelo açude de Boqueirão. O alerta foi feito durante o Seminário de Recursos Hídricos realizado pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na manhã desta quarta-feira, dia 1º.

O professor da UFCG apresentou dados que evidenciam a urgência de ações para controlar o avanço da contaminação das águas do reservatório por cianobactérias tóxicas. Janiro Costa também ressaltou  a concentração de matéria orgânica, agrotóxicos, fertilizantes e sais minerais no chamado volume-morto do açude, que aumentam o grau de atenção, cuidados, nas estações de tratamento.

"Medidas de racionalização do uso da água, que asseguram o abastecimento até janeiro do próximo ano, vêm sendo promovidas. Mas, o controle e a vigilância na qualidade precisam ser acentuadas", considerou o pesquisador.

Antes da realização de um debate, também apresentaram estudos apontando a necessidade de medidas urgentes que garantam a potabilidade da água, os professores da UFCG, Howard Pearson e Képler França, e Weruska Brasileira, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

(Ascom/UFCG - 01.06.2016)

Data: 01/06/2016