topo_cabecalho
Universidades promovem Simpósio Internacional sobre Ciências Sociais na América Latina

Contando com a participação de representantes de Universidades do México, da Venezuela, do Equador, Cuba, Argentina, Chile e Brasil, será realizado a partir desta segunda-feira, 22, prolongando-se até a quinta-feira, 26, o Simpósio Internacional O Mapa da Crise: Reinventando as Ciências Sociais na América Latina, em Campina Grande. A promoção é do Centro de Humanidades - CH, da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, e do Observatório Latino-Americano da Universidade Federal de Santa Catarina - OLA-UFSC, localizado na cidade de Florianópolis - SC, onde o mesmo evento acontecerá na terceira semana deste mês, durante a II Jornada Bolivariana.

Diversas conferências e minicursos serão oferecidos à comunidade universitária e pessoas interessadas de Campina Grande, nas dependências das duas Universidades. Os organizadores desejam atender aos mais diversos interesses no campo da pesquisa acadêmica e dos intercâmbios possíveis entre as universidades brasileiras e latino-americanas que se farão presentes ao Simpósio.

Estão programadas comissões especiais de trabalho, visando estabelecer convênios e acordos multilaterais entre as Universidades citadas, na perspectiva de que sejam formadas redes de pesquisa e de intercâmbio acadêmico, e também a criação de um Instituto Latino-Americano que trate questões que envolvam as Ciências Sociais.

Veja os temas do Seminário: O Mapa da Crise das Ciências Sociais na América Latina: Inventando Saídas; Exigências da Razão; Filosofia e Poder; Rigor e Crítica no Conhecimento Científico

Movimentos Sociais no Brasil; O novo paradigma científico do Socialismo do século XXI, e Para Pronunciar a Crise: Jornalismo e América Latina.

Os minicursos são:Jornalismo Libertador, Sociologia do Esporte, e A questão ambiental.

Mais informações pelos fones (83) 3331.1206 ou 3310.1367.


Data: 19/08/2005