topo_cabecalho
Capes lança novo edital para apoiar publicação de periódicos científicos

 

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulga nesta quarta-feira, 1º, o novo Edital para apoio financeiro à editoração e publicação de periódicos científicos brasileiros. Serão apoiadas revistas em todas as áreas de conhecimento, sendo considerado prioritário o apoio àquelas divulgadas por meio eletrônico, na Internet, em modo de acesso aberto, ou de forma impressa e eletrônica simultaneamente. As propostas devem ser enviadas por e-mail até o dia 17 de julho.

 

Requisitos


As propostas devem ser apresentadas por coordenador com título de doutorado, que possua vínculo formal com a instituição de execução do projeto, e deverão ter o prazo máximo de execução estabelecido em 12 meses. O periódico deve ser mantido e editado por instituição, associação ou sociedade científica brasileira sem fins lucrativos. A revista deve apresentar periodicidade de pelo menos dois fascículos por ano e ter circulado de forma regular nos dois anos anteriores à data da solicitação.

 

Além disso, o periódico deve estar, obrigatoriamente, indexado nas bases de dados ISI (Thomson Co.), Scopus (da Elsevier), PubMed (US National Library of Medicine) ou Scielo; e estar classificado no mínimo com B2 no Qualis da área ou subárea de conhecimento para o qual esteja se candidatando. A revista deve adotar política editorial estrita de revisão por pares e ter mais de 80% de artigos científicos e/ou técnico-científicos gerados a partir de pesquisas originais, não divulgadas em outras revistas.

 

Benefícios


Os projetos aprovados serão financiados com recursos no valor global estimado de R$ 3 milhões, sendo os recursos oriundos do Tesouro Nacional. O valor máximo de financiamento de cada proposta será de R$ 30 mil reais a ser liberado em uma parcela, de acordo com a disponibilidade orçamentária e financeira da agência.

 

Entre os itens financiáveis previstos no edital estão: aquisição de material de consumo, serviços de terceiros, contratação de serviços gráficos e prestação de serviços para página hospedeira da publicação eletrônica.

 

Acesse o edital.

 

(CCS/Capes)


Data: 03/06/2016