topo_cabecalho
Prêmio internacional recebe indicações de cientistas de ciências físicas até 20 de junho

Pesquisadoras devem ser indicadas por cientistas qualificados

 

Está aberta a “Convocação de Indicação” para a 19a edição do Prêmio L’Oréal- UNESCO For Women In Science, que reconhece a carreira de mulheres cientistas. Cientistas do mundo inteiro podem indicar candidatas elegíveis no site www.fwis.fr/en/awards.

 

Criado em 1998, a edição internacional do programa L’Oréal-UNESCO For Women in Science  identifica e dá suporte para mulheres eminentes na Ciência ao redor do mundo. Todo ano, 5 Laureadas são reconhecidas por suas contribuições para o avanço das Ciências da Vida ou Ciências Físicas, em anos alternados. Nos últimos 18 anos, o programa homenageou 92 notáveis cientistas, incluindo duas que chegaram a ganhar o Prêmio Nobel. Seis brasileiras já incluíram seus nomes no time de estrelas da ciência do prêmio internacional: Mayana Zatz (Genética - USP), em 2001; Lucia Previato (Microbiologia - UFRJ), em 2004; Belita Koiller (Física - UFRJ), em 2005; Beatriz Barbuy (Astrofísica - USP), em 2009; Marcia Barbosa (Física - UFRGS), em 2013; e Thaisa Bergmann (Física - UFRGS), em 2015.  

 

Em 2017, o prêmio internacional celebrará cinco pesquisadoras de destaque na área das Ciências Físicas (química, física, astronomia, entre outras), que trabalham em uma das seguintes regiões: África & Países Árabes, Ásia-Pacífico, Europa, América Latina e América do Norte. Cada uma das cinco cientistas receberá um prêmio de 100 mil euros para avançar com sua pesquisa.

 

A “Convocação de Indicação” está aberta até o dia 20 de junho de 2016. As pesquisadoras só podem ser indicadas por cientistas qualificados (o título de doutorado é um requisito mínimo). Um júri internacional independente formado por notáveis cientistas se reunirá em setembro para fazer a seleção final.

 

Indique uma candidata para o Prêmio L’Oréal-UNESCO Para Mulheres na Ciência 2017 no site www.fwis.fr/en/awards

 

(Ascom do Prêmio)


Data: 15/06/2016