Reitores expõem preocupação com forma de aplicação do Enade

As principais demandas da educação superior, entre elas o peso do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) na avaliação dos cursos de graduação, foram apresentadas ao ministro da Educação, Mendonça Filho, em encontro com representantes do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub), na noite de terça-feira, 14. O conselho reúne dirigentes de instituições de educação superior públicas e particulares de todo o país.

Ao citar o Enade, o presidente do Crub, Benedito Guimarães Aguiar Neto, disse que a não obrigatoriedade de os alunos participarem do exame compromete a análise sobre as instituições. “Não somos contra o Enade, mas somos contra a forma como o Enade está inserido, hoje, no processo de avaliação da educação superior”, afirmou.

Ao destacar que ainda não houve tempo para uma revisão do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) com a equipe técnica do Ministério da Educação e com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), o ministro afirmou, de maneira preliminar, que as observações do Crub indicam caminhos de aprimoramento da avaliação do ensino superior. “Mas a posição definitiva do MEC deve ser tomada em conjunto com as equipes responsáveis pelo sistema”, disse.

Outro ponto que mereceu destaque entre as demandas dos reitores foi o da gestão e da autonomia universitárias. Isso, segundo o ministro, será garantido à base de muito diálogo. “O Ministério da Educação será, na nossa gestão, o ministério do diálogo, de uma conversa franca, aberta, direta, responsável, equilibrada para celebrar compromissos duradouros, transparentes e republicanos”, afirmou.

(MEC)

Data: 15/06/2016