Praça das Profissões apresenta cursos da UFCG para alunos do Ensino Médio

Escolas podem fazer o agendamento de visitas pela internet

A Praça das Profissões, projeto da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), que promove intercâmbio de experiências entre alunos e professores da universidade e do Ensino Médio, entrou em recesso nessa sexta-feira, dia 17 - pelo período de férias escolares - retornando às atividades no próximo dia 11 de julho.

Esta semana, foram recepcionados estudantes do Colégio Municipal Monsenhor Stanislaw da cidade de Olivedos - localizada no Cariri paraibano - que tiveram a oportunidade de integrar ciclos de palestras, recebendo informações  e tirando dúvidas sobre as áreas de conhecimento e os cursos ofertados pela universidade.

Um dos responsáveis pelas turmas do 1º ano - que visitou a Praça, na última segunda-feira (dia 13) - o professor Natanel Marcos destacou a repercussão do projeto no processo pedagógico e o questionamento vocacional que promove nos estudantes.

"Nesse conhecer - saber o que se faz e para que serve tal curso - o aluno desperta, consolida ou redireciona o seu futuro profissional", disse, ressaltando que a oportunidade de circular pelo ambiente universitário também contribui para a idealização do caminho pelo ensino superior.

Da mesma opinião compartilha a estudante Návila Naline, de 15 anos. Para ela, a experiência foi enriquecedora e lhe fez repensar sua vocação com o aprofundamento nos conceitos básicos dos cursos e as demonstrações laboratoriais.

"Eu estava direcionada a cursar Educação Física, mas confesso: saio daqui inclinada à Engenharia de Petróleo", afirmou Návila, dizendo que irá compartilhar com os amigos a experiência e a importância de conhecer um pouco de cada curso para o direcionamento vocacional.

A estudante antecipou que pedirá aos amigos para que provoquem a direção de suas escolas para o cadastramento e agendamento de visitas à Praça das Profissões que "além do fator aprendizado, traz o encantamento pela ciência e tecnologia".

Os alunos do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Monsenhor Stanislaw estiveram participando do projeto na quarta-feira e nessa sexta, dia 17, foi a vez dos alunos concluintes do Ensino Médio, encerrando o ciclo.

Agendamento

Coordenado pelo professor Raimundo Nonato Calazans, o projeto conta com a participação de dez alunos bolsistas e cinco voluntários. Para o próximo período, até o dia 9 de dezembro, já estão agendadas nove escolas. Algumas delas preenchendo mais de um mês de visitas pelo grande número de alunos, a exemplo do Estadual da Prata.

Inaugurada em setembro de 2015 e com capacidade de recepcionar cem alunos a cada visita - às segundas, quartas e sextas-feiras -, a Praça fica localizada ao lado do bloco CB - próximo da Biblioteca Central - no campus de Campina Grande.

Para informações sobre o cadastramento e agendamento de visitas acesse o endereço eletrônico http://www.pracadasprofissoes.ufcg.edu.br

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG - 17.06.2016)

Data: 17/06/2016