topo_cabecalho
Laboratório da UFCG recebe prêmio internacional por projeto de sustentabilidade

Premiação contemplou instituições que se destacaram com projetos no Semiárido

 

O Laboratório de Ecologia e Botânica (LAEB) do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA), campus de Sumé da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), recebeu na última sexta-feira, dia 17, em Brasília, o Prêmio Internacional DrylandChampions, promovido pela Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação (UNCCD, sigla em inglês), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA).

 

A premiação ocorreu na comemoração do Dia Mundial da Desertificação e contemplou 22 instituições que se destacaram com projetos no Semiárido. A UFCG foi premiada através do projeto desenvolvido no LAEB intitulado Estratégias para Recuperação do Meio Degradado em Mata Ciliar na Caatinga: Subsídios para a Conservação e a Sustentabilidade dos Recursos Naturais no Semiárido Paraibano.

  

A professora Alecksandra Vieira de Lacerda, coordenadora do LAEB e do projeto premiado e ainda líder do Grupo de Pesquisa Conservação Ecossistêmica e Recuperação de Áreas Degradadas no Semiárido, ressaltou a importância desse prêmio como reconhecimento das ações que vem sendo edificadas pelo grupo dentro do contexto da semiaridez brasileira.

 

"Necessitamos ampliar as boas práticas voltadas para o cenário regional e isso se faz urgente dentro da agenda de atividades humanas, as quais devem se encontrar centradas no desenvolvimento, sem jamais, esquecer os preceitos da sustentabilidade. É necessário vivenciar a região e ressaltar as suas potencialidades", destacou.

 

O Programa

 

O Programa DrylandChampions é destinado a homenagear as atividades das pessoas e (ou) organizações e empresas que fazem uma contribuição prática ao Manejo Sustentável de Terras. Sob o lema DrylandChampions "Eu sou parte da solução", a iniciativa centra-se em primeiro lugar, sobre as pessoas, o seu empenho e esforços para melhorar as condições de vida das populações e das condições dos ecossistemas afetados pela desertificação e a seca.

 

(Rosenato Barreto - Assimp CDSA/UFCG - 22.06.2016)


Data: 21/06/2016