Ministro convoca empresariado a se unir ao governo na luta pela qualidade da educação

“Eu ouso aqui fazer um chamamento ao empresariado brasileiro para, juntos, nos mobilizarmos, a fim de fortalecer a base educacional do país, melhorando a qualidade do ensino.” A convocação foi feita nesta sexta-feira, 8, pelo ministro da Educação, Mendonça Filho, durante reunião do comitê de líderes da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), realizado na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília, e que contou com a presença do presidente interino Michel Temer.

“Temos 98% das crianças matriculadas no ensino fundamental, mas os números do desempenho escolar das crianças brasileiras ainda são, infelizmente, insatisfatórios”, observou o ministro. “Apenas 11% das crianças têm proficiência plena no item leitura e não podemos falar em inovação sem falar, também, em educação básica de qualidade, na formação de crianças e jovens e na preparação desse público para o mercado de trabalho.”

A reunião foi coordenada pelo presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, e contou com mais de 100 representantes de empresas. O ministro disse ainda que o orçamento do MEC triplicou nos últimos anos, mas os indicadores de educação estão estagnados. “A eficiência no gasto de investimento na educação é o nosso foco. É preciso gastar na área fim para que os recursos cheguem na ponta, beneficiando crianças e jovens que precisam desse apoio”, defendeu. E citou o exemplo do gasto do MEC com call center (0800).  “O MEC gastava R$ 125 milhões com esse contrato. Reduzimos para R$ 55 milhões. Esse dinheiro será destinado a áreas que realmente necessitam de investimento e que trarão benefícios reais à população”, completou.

O ministro disse que encontrou programas, como o Mais Educação, em que é clara a ineficiência na gestão, como o pagamento a 8,3 milhões de alunos, enquanto o Censo Escolar registra 4,5 milhões de alunos na rede escolar de todo o país. Mendonça Filho disse, ainda, que o MEC terá como foco quatro grandes prioridades: a discussão da base nacional comum curricular, a formação de professores, a alfabetização plena e na idade certa e a reforma do ensino médio.

(MEC)

Data: 11/07/2016