Capes anuncia mais de 2 mil bolsas de doutorado-sanduíche no exterior

Publicado: Terça, 12 Julho 2016 11:19 | Última atualização: Terça, 12 Julho 2016 11:19

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) divulga nesta terça-feira, 12 de julho, nova oportunidade para bolsas no exterior. Estão abertas as inscrições para bolsas do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE). Nesta modalidade, alunos regularmente matriculados em cursos de doutorado no Brasil realizam parte do curso em instituição no exterior, retornando e devendo permanecer no Brasil para a integralização de créditos e defesa de tese.

As bolsas são destinadas aos alunos regularmente matriculados em curso de doutorado no Brasil e que comprovem qualificação para usufruir, no exterior, da oportunidade de aprofundamento teórico, coleta, tratamento de dados e desenvolvimento parcial da parte experimental da tese a ser defendida no Brasil. Todas as áreas do conhecimento estão contempladas.

Os benefícios previstos são: mensalidade, seguro-saúde, auxílio deslocamento, auxílio instalação e adicional localidade, quando for o caso (Portaria Capes nº 60/2015.)

Cada programa de doutorado no Brasil fará jus a uma cota para o ano de 2017, o que equivale a 12 mensalidades. Atualmente, o Brasil possui 2.185 cursos de doutorado. A quantidade de bolsistas pode variar, conforme o interesse da coordenação do programa nas instituições de ensino superior. A duração da bolsa é de, no mínimo, quatro meses e de, no máximo, 12 (doze) meses, sendo possível, assim, cada programa de pós-graduação atender de um a três bolsistas no ano.

O candidato deve, obrigatoriamente, preencher os seguintes requisitos:

·  estar regularmente matriculado em curso de doutorado no Brasil com notas de 3 a 7 na avaliação quadrienal da Capes;

·  apresentar candidatura individual;

·  não acumular a bolsa de doutorado sanduíche no exterior com outras bolsas no Brasil provenientes de recursos da Capes e/ou de outras agências de fomento que utilizem recursos do Tesouro Nacional;

·  não ter sido contemplado com bolsa de Doutorado Sanduíche no Exterior neste ou em outro curso de doutorado realizado anteriormente;

·  não ultrapassar período total do doutorado, de acordo com o prazo regulamentar do curso para defesa da tese;

·  ter integralizado um número de créditos referentes ao programa de doutorado no Brasil que seja compatível com a perspectiva de conclusão do curso, em tempo hábil, após a realização do estágio no exterior;

·  ter obtido aprovação no exame de qualificação.

Seleção Interna pela IES

Até 30 de setembro de 2016

Inscrições na Capes pelos candidatos

Até 31 de outubro de 2016

Homologação pela IES no sistema da Capes

De 01 de novembro a 30 de novembro de 2016

Complementação de documentos

Até 30 de janeiro de 2017

Início dos estudos no exterior

Março a outubro de 2017

Acesse o edital completo.

(Ascom/Capes)

Data: 13/07/2016