Campus de Sumé da UFCG terá mestrado profissional em Sociologia

O Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (ProfSocio) foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a primeira seleção será realizada no final deste ano. Previsto para iniciar no primeiro semestre de 2017, o  curso terá uma turma no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) campus da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) em Sumé.

O ProfSocio tem como objetivo propiciar um espaço de formação continuada para professores de Sociologia da Educação Básica, e também às pessoas que desejam atuar nesta área.

O curso nasceu a partir da articulação entre a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), que coordenada nacionalmente às atividades da rede, a Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) e a Universidade Estadual de Londrina (UEL). Serão ofertadas inicialmente 175 vagas distribuídas entre as nove instituições associadas à rede. Poderão concorrer às vagas professores da rede pública da Educação Básica que ministram aulas de Sociologia e portadores de diploma de licenciatura reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

De acordo com o coordenador local do ProfSocio, o professor Dr. José Marciano Monteiro, “o ProfSocio significa mais uma conquista para a UFCG/CDSA, priorizando a formação de quadros ainda mais qualificados para  a prática docente, bem como será um espaço de fortalecimento da pesquisa em termos de pós-graduação stricto sensu ”.

Além da Universidade Federal de Campina Grande, o ProfSocio reúne instituições envolvidas nacionalmente com estudos e pesquisas acerca da Sociologia na Educação Básica, e comprometidas com a formação continuada de professores na área. São elas: Fundaj, UEL, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Estadual Paulista (UNESP – Campus Marília), Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e Universidade Federal do Vale do Acaraú (UVA).

PNE – O ProfSocio visa contribuir para o atendimento da meta 16 do Plano Nacional de Educação (PNE), que prevê a formação de 50% dos docentes da Educação Básica em nível de pós-graduação até 2024. O curso será ofertado na modalidade semipresencial, isto é, com aulas presenciais e a distância, somando 450 horas distribuídas em três semestres.

Mais informações a respeito do ProfSocio podem ser solicitadas pelo e-mail: profsocio@fundaj.gov.br

(Assimp CDSA/UFCG)

Data: 18/07/2016