Brasil e Reino Unido assinam acordo para ampliar e intensificar parcerias em educação

O Brasil e o Reino Unido vão ampliar e intensificar a cooperação na área da educação. Para esse fim, o ministro da Educação, Mendonça Filho, e o embaixador do Reino Unido no Brasil, Alex Ellis, assinaram nesta quinta-feira, 21, um Memorando de Entendimento.

Foram discutidos temas como a participação do Reino Unido no programa Ciência sem Fronteiras, a formação de professores de língua inglesa para o Brasil e o reconhecimento de diplomas entre universidades britânicas e brasileiras.

Entre as medidas previstas pelo memorando estão a realização de testes de nivelamento de inglês para estudantes, professores e coordenadores inseridos no programa Ciência sem Fronteiras; realização de cursos presenciais, on-line e de imersão, para capacitação de professores brasileiros em língua inglesa; implementação de núcleos para o ensino-aprendizagem de português para estrangeiros nas universidades britânicas; incentivo à relação entre as instituições de ensino superior e provedores de idioma inglês, com o portal do programa Inglês sem Fronteiras.

Mendonça destacou a importância da cooperação na formação dos brasileiros que têm a oportunidade de estudar no Reino Unido. “Há uma demanda muito forte por parte dos estudantes brasileiros, professores que querem fazer doutorado e cumprir outras missões de complementação de estudos, que possam ter o Reino Unido como destino, com suas grandes e importantes universidades, históricas inclusive, e que têm expressão internacional e referência entre as melhores do mundo”, afirmou o ministro.

Também foram discutidos temas prioritários para o Ministério da Educação, como formação de professores, o ensino médio e a educação profissional, sobre a qual o embaixador britânico destacou a relação entre Brasil e Reino Unido. “O Brasil é um dos países com quem temos maior cooperação na área de educação tecnológica”, disse Ellis.

(MEC)

Data: 22/07/2016