PET amplia em 10% o número de grupos atendidos

Pela primeira vez, o Programa Educacional Tutorial (PET) amplia de maneira significativa o número de grupos atendidos em quase todo o país. O programa, que permite aos alunos de graduação, sob a orientação de um professor-tutor, realizar atividades de pesquisa e extensão, existe há 27 anos, mas somente agora aumenta seu alcance, em 10%. Foram aceitas este ano 30 propostas de instituições acadêmicas.

As universidades públicas e privadas puderam concorrer com duas propostas cada uma. Foram realizadas 219 inscrições, mas 75 acabaram descartadas por não atenderem às regras do edital. A Universidade Federal de Roraima teve dois projetos selecionados nas áreas de biologia e letras. Os programas começarão com quatro bolsistas e atingirão 12 alunos ao longo de três anos, quando serão reavaliados. Os contratos podem ser renovados por mais três anos. Antes, a duração do PET era indefinida. A pró-reitora de graduação da universidade, Ednalva Dantas Duarte, está satisfeita com a oportunidade. "O PET dará maior dinamismo ao curso, principalmente porque não visa só a pesquisa, mas a formação geral dos estudantes", afirmou.

O programa, desta vez, dará prioridade a áreas temáticas. Dos 30 grupos selecionados, por exemplo, três estudarão políticas públicas de saúde, dois tratarão de desenvolvimento de software, dois de novos materiais, dois de meio ambiente e um de recursos energéticos.

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) teve este ano um grupo selecionado na área de saúde. Estudantes de odontologia realizarão atendimento clínico em idosos e catadores de resíduos sólidos, além de elaborar materiais educativos voltados para a comunidade. "A idéia é atingir toda a família, de modo a fazer um trabalho preventivo", disse Thomé Lovato, pró-reitor substituto de graduação da UFSM e interlocutor dos grupos com o Ministério da Educação. "O PET é um catalisador das propostas estratégicas dos cursos porque não é uma atividade isolada. Ele promove o comprometimento de toda a comunidade universitária."

Bolsistas

O programa conta com 298 grupos, num total de 3,6 mil bolsistas. Os alunos recebem bolsas no valor de R$ 300,00 até a conclusão da graduação. "Este foi o maior passo para o avanço do PET desde sua criação. Este ano, o MEC incentivou a participação de grupos em áreas prioritárias e, com isso, conseguimos a participação de quase todos os estados do Brasil", afirmou Celso Carneiro Ribeiro, diretor de modernização e programas da educação superior do Ministério da Educação.

Data: 06/06/2006