Programa de Ações Sustentáveis para o Cariri do CDSA homenageia Agricultores

Para homenagear o Dia do Agricultor, o Programa de Ações Sustentáveis para o Cariri (PASCAR) do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus de Sumé, realizou no último final de semana uma exposição na 8ª Festa da Agricultura Familiar em Alcantil, com distribuição de mudas, composto orgânico e plantas suculentas.

Já em Sumé, no domingo - 31 de julho -, os agricultores foram homenageados com a V Cavalgada do Agricultor.

"Agricultores – herois anônimos. O agricultor é um dos profissionais que mais merece ser reverenciado por todos, pois é o principal responsável pela produção de alimentos e cuidado com a terra", disse a coordenadora do PASCAR, professora Adriana Vital.

Foi com esse entendimento que em 28 de julho de 1960 o presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira instituiu o Dia do Agricultor, durante a comemoração do centenário do Ministério da Agricultura. Desde então o dia 28 de julho é dedicado a atividades que dêem visibilidade a esse ator social.

"O agricultor possui uma ampla relevância na economia dos países, por esse motivo, a homenagem, além de justa, é necessária, pois faz referência a um dos mais relevantes serviços prestados para a sociedade", lembrou.

"A necessidade de alimentar uma população mundial crescente, que em breve ultrapassará os oito bilhões de pessoas, coloca em evidência a figura do agricultor e a necessidade de disseminar práticas conservacionistas para redução de custos e riscos e a minimização da degradação dos recursos do solo e da água, fatores indispensáveis a produção agrícola", enfatizou.

(Assimp CDSA/UFCG - 01.08.2016)

Data: 01/08/2016