Campus de Cuité realiza Workshop de Ciências Biológicas em setembro

Inscrições serão realizadas de 08 de agosto a 13 de setembro

Acontece de 13 a 15 de setembro na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus de Cuité, a 4ª ediçãodo Workshop de Ciências Biológicas do Centro de Educação e Saúde (CES) com o tema Desafios do Semiárido: o biólogo na promoção da sustentabilidade em dez anos de vivência ambiental.

A programação contará com palestras, minicursos, oficinas e exposições. A palestra de abertura será realizada pela professora Marisa Apolinário e aobdará o tema Ciências Biológicas e dez anos do CES: desafios e perspectivas.

As inscrições serão realizadas de 08 de agosto a 13 de setembro no site do evento: http://workbio2016.wixsite.com/workbio2016/inscricao. As inscrições para minicursos devem ser realizadas presencialmente na Coodenação do Curso de Ciências Biológicas de 08 a 19 de agosto.

Confira programação:

Terça-feira, dia 13/09

Manhã

07h50: Entrega de material aos inscritos (Hall do Auditório Central).

09h: Abertura oficial do evento (Auditório Central).

09h45: Coffee break (Hall do Auditório Central).

10h: Palestra Dra. Marisa Apolinário (CES/ UFCG) “Ciências Biológicas e Dez Anos do CES: desafios e perspectivas” (Auditório Central).

15h: Mesa de Egressos I (Sala de Reuniões do Bloco Central).

Noite

18h30: Entrega de material aos inscritos (Hall do Auditório Central).

19h: Reabertura oficial do evento (Auditório Central).

19h45n: Coffee break (Hall do Auditório Central).

20h: Palestra Dra. Michelle Santos (CES/ UFCG) “O nascimento e evolução do PIBID Biologia no CES” (Auditório Central).

Quarta-feira, dia 14/09

Manhã

09h: Palestra do Prof. Dr. Daniel Duarte Pereira (UFPB – campus Areia) “Cantos e Encantos do Semiárido” (Auditório Central).

10h: Exposição do MISA/ PEASA (Praça em frente ao Auditório Central).

Ciclo de Palestras, Oficinas e Mini Cursos:

14h: PALESTRA Dr. Luiz Sodré (CES/ UFCG) “Aprender a Ensinar pelo Aprender a Aprender Ciências” (Sala de Reuniões Bloco Central).

16h: PALESTRA M.Sc. Bruna Lucena (CES/ UFCG) “Biodiversidade Meiofaunística no Semiárido” (Sala de Reuniões Bloco Central).

14h – 18h: MINICURSO Dr. Francisco Castro (CES/ UFCG) e Mestrando Tilbert da Silva “Biologia e Ecologia de Tardigrada” (Laboratório de Zoologia – Bloco H).

14h – 18h: MINICURSO Dra. Maria Trindade (CES/ UFCG) e Mestranda Angélica Santos “Conhecimento Tradicional e Indicações Geográficas” (Sala I - 03).

14h– 18h: MINICURSO Dr. Márcio Frazão (CES/ UFCG) “Biologia de Anfíbios” (LABAN – Bloco H).

14h – 18h: MINICURSO Dr. Márcio Frazão (CES/ UFCG) e Biólogo Diego Costa “Ilustração Científica” (Sala G-12).

14h – 18h: MINICURSO Dr. Igor Santos (CES/ UFCG) “Bioinformática com foco em análise gênica” (LIAP).

14h– 18h: OFICINA Dr. Carlos Garcia Santos (CES/ UFCG) “Plantio das primeiras mudas de árvores nativas no interior do Horto” (Complexo de Estufas do CES).

Noite

19h: Mesa de Egressos II (Sala de Reuniões do Bloco Central).

Quinta-feira, dia 15/09

Manhã

09h: Ciclo de Palestras dos Professores do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do CES/ UFCG (Auditório Central).

Obs.: Convite aberto a TODOS os professores da biologia do CES para exporem os principais tópicos de suas atividades junto ao Centro, bem como suas linhas de pesquisa através do uso optativo de Power Point© è aproximadamente 30 minutos de duração para cada um.

Ciclo de Palestras, Oficinas e Mini Cursos:

14h: PALESTRA Dr. Igor Santos (CES/ UFCG) “Inovação Tecnológica e Competitividade nas UFs” (Auditório Central).

14h – 18h: OFICINA Dra. Marisa Apolinário (CES/ UFCG) “Produção de vermicomposto a partir do cultivo de minhocas e sua utilização na agricultura familiar” (Laboratório de Zoologia – Bloco H).

14h – 18h: MINICURSO M.Sc. Jesiel Gomes (CES/ UFCG) “Apud et al. 2.0” (LIAP).

14h – 18h: MINICURSO Dra. Marisa Apolinário (CES/ UFCG) e Mestrando Leonardo Silva “Peixes de água doce da região Neotropical: conhecimento atual e perspectivas futuras” (Sala I - 03).

14h– 18h: MINICURSO Dr. Paulo Sérgio Gomes (CES/ UFCG) “Análise físico-química de água” (Sala G – 14 (início teórico) + Laboratório de Química Geral – parte prática).

14h – 18h: OFICINA Caroline Zabendzala (CES/ UFCG) “Trilhas Ecologicas no Horto Florestal Olho D'água da Bica” (Horto Florestal Olho D'água da Bica).

Noite

19h: Palestra Dra. Magnólia Campos (CES/ UFCG) “O nascimento e evolução do Mestrado em Ciências Naturais e Biotecnologia do CES/ UFCG” (Auditório Central).

20h: Encerramento oficial do evento com as Dras. Marisa Apolinário e Michelle Santos (CES/ UFCG) (Auditório Central).

(Ascom/UFCG - 03.08.2016)

Data: 03/08/2016