Núcleo de Estudo em Agroecologia e Produção Orgânica discute agenda de ações

O Núcleo é uma ação do IFPB com o CDSA/UFCG

A equipe de coordenação do Núcleo de Estudo em Agroecologia e Produção Orgânica do Cariri Ocidental (NEACOP) reuniu-se na última semana para deliberar sobre a instalação do Núcleo e organização da agenda. O encontro foi realizado na unidade do IF em Monteiro. O Núcleo é um projeto de caráter multi-institucional numa parceria entre o Instituto Federal da Paraíba e o Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da  Universidade Federal de Campina Grande (CDSA/UFCG).

O Núcleo será sediado no Campus do IF Monteiro e funcionará a partir de recursos oriundos da chamada MCTI/MAPA/CNPq no 02/2016.

Na reunião foi discutido o processo interno da indicação dos bolsistas, o gerenciamento da equipe, a confecção do material didático, período de visitas nas comunidades, escolas, mobilização e envolvimento dos agentes da sociedade caririzeira e a agenda de atividades dos bolsistas e voluntários.

"A elaboração do projeto NEACOP se deu a partir da tentativa de integrar diversas dimensões da ação humana na sua relação com os ecossistemas naturais e os agroecossistemas, priorizando atividades dialógicas e participativas para orientar estratégias de desenvolvimento rural mais sustentável e de transição para a produção em bases agreocológicas, além de trabalhar a popularização da Educação em Solos, como uma contribuição para a conservação dos recursos edáficos e qualidade de vida das atuais e das futuras gerações, levando em consideração aspectos socioeconômicos, com foco de atuação no semiárido caririzeiro, visando integrar o esforço de professores, pesquisadores, extensionistas, estudantes e, logicamente, agricultores, com o objetivo de estabelecer uma conexão de saberes e a construção de conhecimento na busca de respostas a diversidade de questões (ou problemas) existentes hoje no meio rural, e que cada vez mais refletem na sociedade de forma geral", disse a professora do Adriana Vital, integrante do núcleo.

A logo do NEACOP foi idealizada pelo estudante Diogo Oliveira, do Curso de Agroecologia/CDSA e bolsista do Programa de Ações Sustentáveis para o Cariri - PASCAR.

(Assimp CDSA/UFCG - 15.08.2016)

Data: 15/08/2016