Artigo - Sábados na Cultura

Benedito Antonio Luciano*

O empreendimento Espaço de Cultura PB é a materialização de uma ideia originada na mente do professor Juarez Fernandes de Oliveira, graduado em Licenciatura em Matemática pela Fundação Universidade Regional de Nordeste e Mestre em Estatística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Lembro que certa vez, lá pelos idos da segunda metade do decênio de 1980, ele compartilhou comigo essa ideia, quando na oportunidade atuava no Departamento de Matemática e Estatística no Campus II da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), atual Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Assim, antes de se estabelecer comercialmente na Rua Cavalcanti Belo (antigo Beco dos Bêbados), no Centro de Campina Grande, o Espaço de Cultura PB surgiu no ambiente da universidade como um pequeno ponto de vendas de livros, em espaço cedido pela administração superior.

No início eram vendidos livros didáticos produzidos e distribuídos pela editora russa MIR e alguns volumes de livros técnicos e de literatura publicados por editoras brasileiras, além de material de papelaria.

Em 1994, o professor Juarez Fernandes decidiu que seria o momento de o Espaço de Cultura PB ocupar um prédio localizado na Rua Getúlio Vargas, no Centro de Campina Grande – PB, onde havia mais possibilidades de expansão do negócio e melhor acomodação para os fregueses e frequentadores.

Foi ali que nas manhãs de sábado começaram a ocorrer lançamentos de livros e o Espaço de Cultura PB se tornou o ponto de encontro de leitores e escritores em torno do bem humorado, idealista e criativo Juarez Fernandes.

Não sei precisar o ano em que passei a fazer parte da turma que assiduamente frequenta o Espaço de Cultura PB nas manhãs de sábado. Dessa turma eclética fazem parte majoritariamente professores e ex-professores da Universidade Federal da Paraíba, da Universidade Federal de Campina Grande e da Universidade Estadual da Paraíba.

Nessas manhãs, o papo se desenvolve solto e se comenta de tudo, de forma descontraída e democrática: política, religião, futebol, música, cinema, artes plásticas, ciência, tecnologia, literatura, filosofia e reminiscências.

Entretanto, volta e meia o papo sério dá lugar às piadas contadas pelo professor Carlão (Carlos Fernandes de Medeiros Filho, Engenheiro Civil nascido em Jardim do Seridó, Estado do Rio Grande do Norte). Nessa oportunidade, todos param para prestar atenção e rir à vontade com os famigerados causos contados de uma forma que só ele sabe contar.

Atualmente, mesmo com a possibilidade de se adquirir livros pela internet, no ambiente virtual, é muito diferente a experiência de desfrutar o ambiente real do Espaço de Cultura PB, com sua variedade de títulos e a prestimosa cordialidade do proprietário do estabelecimento e de sua equipe de colaboradores.

Neste contexto, entre o virtual e o real, ao vivo é bem melhor, pois tem calor humano.

* O autor é professor do Departamento de Engenharia Elétrica da UFCG.

As afirmações e conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta responsabilidade dos seus autores, não expressando necessariamente a opinião da instituição

Data: 22/08/2016