topo_cabecalho
Últimos dias para submissão de propostas em Chamada do Centro Brasileiro-Argentino de Biotecnologia (CBAB)

 

Termina no próximo dia 31 de agosto o prazo para submissão de propostas para a Chamada Pública de apoio financeiro a projetos científicos de cooperação em biotecnologia realizada no âmbito do Centro Brasileiro-Argentino de Biotecnologia (CBAB).

 

A Chamada prioriza projetos nas áreas de Bioprospecção aplicada a enzimas industriais e biofármacos; Agrobiotecnologia para a produtividade, sustentabilidade e qualidade da produção agropecuária; Bioenergia, com ênfase na produção de biomassa e bioprocessos; Saúde humana, com ênfase em biofármacos; Sanidade e produção animal e Biotecnologia ambiental.

 

Os projetos de pesquisa serão apenas em cooperação bilateral Brasil-Argentina, pois, excepcionalmente neste, o Uruguai não lançará Chamada Pública para financiamento de projetos no âmbito do CBAB.

As propostas aprovadas serão financiadas com recursos no valor global estimado de R$ 700 mil, exclusivamente em custeio. Será aceita uma única proposta por proponente, cujo valor máximo de financiamento deverá ser de R$ 150 mil.

 

Veja todos os detalhes da Chamada Pública MCTIC/CNPq/CBAB N°10/2016

 

Apoio a cursos

 

Outra ação de cooperação atual é a Chamada Pública MCTIC/CNPq/CBAB N°13/2016, que tem prazo de submissão de propostas até 03/10/2016 e prevê apoio a Cursos em biotecnologia, em nível de pós-graduação, nos seguintes temas:

 

Biotecnologia aplicada à saúde animal e humana, incluindo testes toxicológicos;

Biotecnologia agropecuária e aquicultura;

Biotecnologia ambiental;

Biotecnologia industrial;

Temas específicos: biologia sintética, empreendedorismo e gestão da inovação, biossegurança e avaliação de riscos, incluindo biotérios, nanobiotecnologia, bioinformática, ciências ômicas e edição genômica com ferramenta de CRISPR.

 

O CBAB

 

O CNPq apóia, desde 1986, ações do Centro Brasileiro-Argentino de Biotecnologia (CBAB), órgão vinculado ao MCTIC e que visa à cooperação entre as instituições de pesquisa e desenvolvimento do Brasil, Argentina e Uruguai, no qual amplia as possibilidades de geração de produtos, processos e serviços, bem como a formação de recursos humanos em biotecnologia.

 

Nesse sentido, o CNPq tem lançado há 30 anos Chamadas Públicas para apoio de proposta de projetos de P,D&I e também de cursos de curta duração em nível de pós-graduação em temas avançados de biotecnologia.

 

(CNPq)


Data: 24/08/2016