Portal de Periódicos tem cobertura na área de Ecologia

No Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) é possível encontrar variedade de conteúdos sobre a área de ecologia e assuntos correlatos, como botânica, desenvolvimento sustentável, reciclagem, poluição e saúde. Uma das principais ferramentas oferecidas nessa área do conhecimento é a plataforma da Ecological Society of America (ESA).

A ESA foi fundada em 1915 com o objetivo de unificar a ciência da ecologia, estimulando a pesquisa, incentivando a comunicação entre os profissionais da área e promovendo a aplicação de dados ecológicos e princípios para a solução de problemas ambientais. A sociedade tem como missão “publicar e tornar amplamente disponíveis os resultados mais significativos da pesquisa ecológica, particularmente aqueles que aumentam a compreensão e a aplicação de conceitos ecológicos gerais”.

O Portal permite acesso a cinco periódicos da ESA em texto completo. São eles: Ecology, Ecological Applications,Ecological Monographs, Frontiers in Ecology and the Environment e Ecosphere. Além das revistas científicas, os usuários também têm à disposição o Bulletin of the Ecological Society of America, que é de acesso livre. A disponibilidade da plataforma varia de 1920 até o presente.

O acesso ao conteúdo dever ser realizado pela opção “Buscar base” – com a inserção da sigla “ESA” – ou ainda pela alternativa “Buscar periódico” – neste caso, é necessário incluir o nome da publicação no campo de pesquisa.

Saiba mais sobre os periódicos:

Ecology

O título publica artigos que relatam elementos básicos de pesquisa ecológica. A ênfase é colocada sobre artigos concisos, que documentam fenômenos ecológicos importantes. Também faz parte do conteúdo uma ampla gama de pesquisa que inclui técnicas, abordagens e conceitos relacionados a temas como fenômenos atuais, ecologia do ecossistema e biogeoquímica. Ecology inclui ainda abordagens descritivas, comparativas, experimentais, matemáticas, estatísticas e interdisciplinares.

Ecological Applications

Esta revista científica é amplamente envolvida com aplicações da ciência ecológica para problemas ambientais. Contempla artigos que desenvolvem princípios científicos para apoiar a tomada de decisão ambiental, bem como documentos que discutem a aplicação de conceitos ecológicos para questões ambientais, política e gestão. Os trabalhos informam sobre testes experimentais, aplicações reais, técnicas científicas de apoio à decisão, análises econômicas, implicações sociais de questões ambientais e outros tópicos relevantes.

Ecological Monographs

O conteúdo publicado nesta revista científica fornece informações de grandes avanços empíricos e teóricos da área, além de estabelecer parâmetros de referência a partir dos quais futuras investigações podem surgir. Assim, o conselho editor exige que os trabalhos sejam baseados em pesquisa, análise e apresentação de resultados (e não simplesmente por envolverem amplos conjuntos de dados ou estudos de longa duração).

Frontiers in Ecology and the Environment

Publicado 10 vezes por ano, o periódico é bastante abrangente, sendo composto por artigos sobre todos os aspectos da ecologia, do meio ambiente e de disciplinas relacionadas. Envolve também pesquisas de alto impacto e apelo interdisciplinar. Além disso, o título apresenta notícias recentes (em âmbito internacional), debates, editoriais, colunas especiais e uma seção de cartas.

Ecosphere

O escopo da publicação é quase tão amplo quanto a própria ciência da ecologia. Esta revista científica recebe submissões de todas as disciplinas da ciência ecológica, bem como estudos interdisciplinares ligados à ecologia. O objetivo do título é fornecer uma produção rápida e somente online, mas mantendo os padrões rigorosos de avaliação da ESA.

Bulletin of the Ecological Society of America

O boletim é o registro oficial da Ecological Society of America. A publicação cobre eventos ecológicos, notícias e relatórios de interesse para a comunidade ecológica. Ele também é um espaço de comentários e opiniões sobre questões que não necessitam de arbitragem científica, podendo ser publicadas somente com avaliação dos editores de seção e do editor-chefe.

Portal de Periódicos

O Portal de Periódicos da Capes é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Ele conta com um acervo de mais de 38 mil títulos com texto completo, 126 bases referenciais, 11 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.

O Portal foi criado tendo em vista o déficit de acesso das bibliotecas brasileiras à informação científica internacional, dentro da perspectiva de que seria demasiadamente caro atualizar esse acervo com a compra de periódicos impressos para cada uma das universidades do sistema superior de ensino federal. Foi desenvolvido ainda com o objetivo de reduzir os desnivelamentos regionais no acesso a essa informação no Brasil. Ele é considerado um modelo de consórcio de bibliotecas único no mundo, pois é inteiramente financiado pelo governo brasileiro. É também a iniciativa do gênero com a maior capilaridade no planeta, cobrindo todo o território nacional.

Acesse o Portal de Periódicos da Capes

(Capes)