Capes reúne-se com delegação da Noruega

O diretor de Programas e Bolsas no País da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Geraldo Nunes Sobrinho, representando o presidente da agência, Abilio Baeta Neves, reuniu-se, nesta terça-feira, 20, com a delegação da Noruega, chefiada pelo Ministro da Educação e Pesquisa do país, Torbjørn Røe Isaksen. No encontro, foram tratados assuntos como a importância da cooperação acadêmica, científica e tecnológica entre Brasil e Noruega, além de estratégias para manutenção e aperfeiçoamento da parceria.

Foi sinalizada uma perspectiva positiva em relação à colaboração entre os dois países e definidos os próximos passos, como a identificação das áreas de interesse mútuo e instituições de excelência para que sejam promovidos encontros de aproximação e, com isso, seja possível firmar uma parceria sustentável e de longa duração.

Também participaram da reunião o coordenador-geral de Acompanhamento e Monitoramento de Resultados, Adi Balbinot, representando a diretora de Relações Internacionais (DRI) da Capes, Concepta Margaret Pimentel; e a coordenadora-substituta de Programas da DRI, Jussara Pereira Prado.

Compuseram a delegação da Noruega, além do ministro do país, o diretor Joakim Bakke; o assessor Sênior Åsmund Eide; a assessora Política, Hannah Sumeja Atic; a embaixadora Aud Marit Wiig; a assessora de Educação e Cultura, Joana Brauer; o assessor do Centro Norueguês para a Cooperação Internacional em Educação (SIU), Bo Byrkjeland; o diretor da Agência Norueguesa para a Garantia da Qualidade no Ensino (NOKUT), Terje Mørland; a reitora da Universidade de Ciências da Vida (NMBU - Ås), Mari Sundli Tveit; o reitor da Universidade de Ciência e Tecnologia (NTNU – Trondheim), Gunnar Bovim; e o reitor da Universidade de Bergen (UiB), Dag Rune Olsen.

Capes/SIU

Na segunda-feira, 19 de setembro, aconteceu, nas dependências da Capes, reunião conjunta entre a Capes e o Norwegian Centre for International Cooperation in Education (SIU) para definição dos projetos que serão financiados em 2017 no âmbito do programa de cooperação internacional realizado entre os dois órgãos.

O programa Capes/SIU apoia projetos conjuntos de pesquisa e fomenta a mobilidade de docentes e de estudantes de pós-graduação do Brasil e da Noruega com objetivo de promover a integração entre atividades de pesquisa e educação superior em todas as áreas acadêmicas. Os projetos aprovados serão beneficiados com missões de trabalho, missões de estudo e recursos de custeio. O resultado será divulgado nos próximos dias.

(CCS/Capes)

Data: 20/09/2016