topo_cabecalho
CNPq lança chamada para pesquisas em Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas

 

A chamada segue aberta até 24 de outubro e contemplará propostas nas seguintes linhas temáticas: 1) Educação Básica: Ensino e Formação Docente e 2) Cidadania, Violência e Direitos Humanos.

 

Temas atuais que objetivam subsidiar a formulação de políticas públicas e a constituição de parcerias imediatas entre academia e entidades governamentais brasileiras constituem o foco da chamada aberta pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

 

Ao todo serão destinados R$ 4 milhões disponíveis do orçamento do CNPq para promover atividades de pesquisa multi e interdisciplinares articuladas entre grupos  de pesquisa nacionais e estrangeiros, de alto impacto científico em Ciências Humanas, Sociais e Sociais e Aplicadas. A chamada prevê a seleção de propostas com orçamento de até R$ 1 milhão, a serem distribuídos nas rubricas de bolsas, capital e custeio. As propostas selecionadas serão contratadas pela modalidade de financiamento APQ (Auxílio Projeto Individual de Pesquisa).

 

A interdisciplinaridade buscada pela chamada reflete-se na exigência de que as equipes de pesquisa constituam redes entre pesquisadores e instituições, no que concerne a aspectos interdisciplinares (pesquisadores de diversas áreas acadêmicas), geográficos (os membros de equipe devem ser brasileiros e estrangeiros) e de transferência de resultados à sociedade, compreendendo ações de educação e difusão do conhecimento junto a instituições públicas e privadas, estreitamente relacionadas com a linha temática investigada pelas propostas.

 

Também se espera que as propostas, no tocante aos temas pesquisados, pensem criticamente a realidade brasileira e construam conhecimento teórico de vanguarda, e que essas reflexões derivem em atividades concretas de transformação de nossa realidade através da formulação de políticas públicas.

 

Na primeira linha temática, o foco é a educação básica e visa à produção de conhecimento de modo a subsidiar a elaboração, implementação e avaliação de políticas educacionais, capazes de contribuir para a elevação da qualidade da educação brasileira.

 

Quanto à segunda linha temática, a chamada direciona seu foco para a investigação de tópicos como uso da força física, crueldade, intolerância, medo, segurança e sua interação com as diversidades (gênero, raça/etnia, orientação sexual, populações vulneráveis etc.) e os direitos humanos.

 

Serão concedidas bolsas nas modalidades: Iniciação Científica - IC, Pesquisador Visitante - PV, Apoio Técnico - AT, Desenvolvimento Tecnológico e Industrial - DTI, Extensão no País - EXP, Atração de Jovens Talentos - BJT e Sanduíche no País - SWP.

 

Para mais informações sobre a chamada acesse:  http://www.cnpq.br/web/guest/chamadas-publicas?p_p_id=resultadosportlet_WAR_resultadoscnpqportlet_INSTANCE_0ZaM&filtro=abertas&detalha=chamadaDivulgada&idDivulgacao=6902

 

(CNPq)


Data: 21/09/2016