topo_cabecalho
Encerrado em Sumé o Encontro de Núcleos de Agroecologia da Paraíba

 

Encerrado no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus de Sumé, o I Encontro de Núcleos de Agroecologia da Paraíba. O evento foi motivado pela necessidade de ampliar a articulação, a integração e o diálogo no campo da Agroecologia, com objetivo de apresentar as experiências dos Núcleos do Estado centradas no fortalecimento da transição agroecológica e da conservação dos recursos ambientais.

 

O Encontro foi idealizado a partir do Seminário de Sistematização de Experiências realizado pela Associação Brasileira de Agroecologia (ABA) e Rede de Núcleos de Agroecologia do Nordeste (RENDA), em Olinda (PE), no mês de agosto. Seminário que provocou a organização de encontros regionais/estaduais/territoriais, para proporcionar espaços de formação sobre a sistematização de experiências; possibilitar a troca de experiências sobre a sistematização entre os núcleos e parceiros regionais e exercitar coletivamente o uso de diferentes ferramentas e estratégias de sistematização.

 

O representante da ABA Nordeste, Flávio Duarte, ressaltou na oportunidade, a importância da afiliação dos docentes e discentes e convidou os presentes para ampliar o diálogo para aprimorar e fortalecer as ações dos Nea's.

 

A educadora popular Marilene Melo (UEPB) socializou com os presente as atividades preparatórias da Caravana que antecederá o Encontro Nacional da ASA, o EnconASA, importante espaço de debate político-organizativo da rede de Agroecologia, que será realizada em Princesa Izabel, no período de 17 a 19 de outubro.

 

No evento em Sumé, cujas ações foram centradas em metodologias participativas e dialógicas para a construção do conhecimento e troca de experiências entre os grupos/movimentos/núcleos de Agroecologia, representantes das seis Instituições Federais de Ensino Superior da Paraíba (IFPB, UFPB, UEPB e UFCG), foram construídos de forma coletiva propostas para a sistematização das experiências que acontecerá em dezembro, no município de Picuí.

 

"Estamos particularmente felizes por termos proporcionado esse momento de integração dos discentes do curso de Agroecologia do CDSA com outros acadêmicos de outras Instituições, onde foi possível dialogar sobre o que estamos fazendo para o fortalecimento das ações. O sentido do evento, portanto, foi oportunizar um espaço de reflexão e troca de ideias", disse a professora Adriana Vital, coordenadora do PASCAR.

 

(Assimp CDSA/UFCG)


Data: 26/09/2016