Artigo - 7 anos do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido

Comemoramos a passagem de mais um aniversário do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da Universidade Federal de Campina. Há 7 anos iniciava na cidade de Sumé, Cariri paraibano, uma etapa importante para o desenvolvimento educacional e profissional da região, tendo como principal objetivo, a ampliação e democratização do acesso da população ao ensino superior em uma das zonas de exclusão universitária. O CAMPUS DE SUMÉ, chegara com o objetivo de contribuir para construção de um novo paradigma científico e tecnológico para o desenvolvimento sustentável do semiárido, abrindo novas perspectivas econômicas, produtivas e educacionais para a população habitante do Bioma Caatinga como um todo.

Uma nova realidade era criada, tendo como foco:

A Tecnologia voltada para o desenvolvimento e revitalização das potencialidades econômicas do Semiárido brasileiro, considerando suas vulnerabilidades naturais (com um compromisso de responsabilidade ambiental), seus processos produtivos e suas dramáticas contradições socioeconômicas;

A educação, que é a base do desenvolvimento humano em qualquer circunstância e que para os povos do campo e do semiárido do Brasil é dramaticamente precária, seja em termos numéricos, seja em termos de qualidade, seja em termos de adequação pedagógica. Assim, o CDSA começou a atuar em duas frentes: a formação de professores para a educação do campo e a capacitação de profissionais para o desenvolvimento e gestão de projetos no âmbito das políticas públicas.

Assim, no dia 28 de setembro de 2009 os primeiros alunos do Campus de Sumé eram recebidos por professores e técnico-administrativos no Seminário Integrador, evento que marcou o início das aulas do CDSA.

O CDSA formou até então 345 profissionais nos cursos de Engenharia de Produção, Engenharia de Biossistemas, Engenharia de Biotecnologia e Bioprocessos, Tecnologia em Agroecologia, Tecnologia em Gestão Pública, Licenciatura em Ciências Sociais e Licenciatura em Educação do Campo, muitos deste montante seguiram os estudos na pós-graduação, algumas no próprio Campus que possui mestrado e especializações em andamento.

Três centrais de laboratórios, duas residências universitárias, um ambiente de professores, Restaurante Universitário (já construído), uma ampla biblioteca, são alguns dos itens da infraestrutura que o Campus oferece.

Ao longo de sua existência o CDSA tem realizado projetos de pesquisa e extensão com o engajamento de alunos contribuindo para o aperfeiçoamento de suas capacidades. O Centro mantém bolsistas no programas PIBID, PET, PIBIC, PROBEX, REUNI contribuindo para permanência do estudante juntamente com os programas de Residência Universitária e Restaurante Universitário.

Assim segue, o CDSA com o seu papel de qualificar e formar os jovens do Cariri paraibano, do Semiárido e estudantes de outras regiões do País, que encontram neste Centro uma oportunidade de crescimento e formação.

Agradecemos a todos que têm contribuído para que possamos realizar um CDSA cada vez mais forte e melhor para todos.

A Direção

Data: 28/09/2016