Academia de Música Santa Cecília inscreve para cursos até sexta, dia 7

A Catedral de Campina Grande, a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba e a Universidade Federal de Campina Grande, por meio do Grupo de Pesquisa em Regência, Educação Musical e Canto (GREC), estão lançando o Projeto Academia de Música Santa Cecília.

O objetivo do projeto é  criar uma escola de música no âmbito da Catedral de Campina Grande, fomentando a qualificação das equipes de música e a expansão das práticas musicais no contexto litúrgico.  Além disso, pretende-se estimular a formação de grupos musicais, instrumentais e vocais, nas diversas paróquias; resgatar o patrimônio musical da Igreja Católica; refletir sobre o papel da música nos diversos serviços da Igreja Católica; bem como preparar os músicos que atuam nas diversas comunidades para o ingresso no curso de Música da UFCG.

A implementação da Academia de Música Santa Cecília (AMSC) ocorrerá em várias etapas. Inicialmente, serão implementados cursos para crianças e adolescentes, entre 8 e 18 anos. Estas atividades terão como meta promover a iniciação musical dos alunos por meio do ensino da flauta doce, do canto coral, do violão e da teoria. Tão logo os cursos para crianças e jovens estejam consolidados, terá início a oferta de atividades formativas para adultos, a partir dos 19 anos. Nesta categoria serão oferecidas aulas de teoria musical, teclado, violão, técnica vocal, sonorização, história da música sacra, música e liturgia.

O projeto é amplo e também engloba a formação de um grupo vocal-instrumental profissional com o objetivo de estreitar a relação entre música e espiritualidade por meio da audição e interpretação de obras sacras escritas para a Igreja Católica em diferentes períodos. Esse conjunto itinerante participará, ao longo do ano, das missas e demais celebrações de diferentes paróquias da Diocese. A AMSC também organizará e promoverá concertos e recitais com grupos e artistas convidados. Tendo em vista o calendário litúrgico, dois momentos especiais merecem destaque: o Concerto da Paixão e o Concerto para o Advento.

As inscrições para o projeto estão abertas até o dia 7 de outubro, na secretaria da Catedral, nos turnos da manhã e tarde. No dia 13 haverá uma entrevista com os inscritos e no dia 14 a divulgação com os nomes dos selecionados. Os horários das aulas estão assim distribuídos: Segundas e terças, à tarde, crianças entre 8 e 12 anos. Terças e Quintas, à tarde, crianças entre 13 e 18 anos. Serão oferecidos cursos de Flauta Doce, Canto Coral e Teoria Musical.

O projeto também tem amplo caráter social, incluindo as crianças da Pastoral do Menor, que participarão de todas atividades artístico-musicais. Para este primeiro momento, a meta é preparar o repertório que será apresentado nos concertos de Natal que serão apresentados na Catedral e em diferentes paróquias da cidade. O projeto conta com dois coordenadores da Catedral Padre Luciano Guedes (Coordenação Geral) e Arlindo Almeida (Coordenação Administrativa) e um membro da UFCG, o professor Vladimir Silva (Coordenação Pedagógica e Artística).

Empresas e benfeitores que desejarem participar ativamente do projeto, com doações e contribuições, deverão entrar em contato com a coordenação.

(Ascom/UFCG com informações do Projeto Academia de Música Santa Cecília)

Data: 04/10/2016