Portal oferece conteúdo direcionado às ciências biológicas e ambientais

O estudo da biologia e do meio ambiente apresenta abordagem inter e multidisciplinar, sendo que em muitos pontos uma área se mescla à outra. Ambas contemplam a análise integrada de fatores naturais (física, biociência, geologia e química) e sociais (ética, antropologia, economia e política) para oferecer bons resultados à sociedade – cada disciplina com suas especificidades.

No caso das ciências ambientais, o direcionamento é para problemas relacionados ao ecossistema, como, por exemplo, remediação de espaços contaminados, conservação do meio e desenvolvimento sustentável. O biólogo, por sua vez, também atua com meio ambiente e gestão ambiental, podendo expandir seus conhecimentos para campos relacionados à biodiversidade, saúde, biotecnologia, entre outros.

O Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) abriga em seu acervo uma plataforma que abrange as duas áreas. Estudantes e pesquisadores têm acesso à base de dados BioOne, com periódicos em texto completo, que compreende a BioOne 1 (89 títulos) e a BioOne 2 (78 títulos).

Os conteúdos, essencialmente ligados às ciências biológicas e às ciências ambientais, são publicados por associações profissionais e sociedades científicas, cobrindo temas como aquecimento global, pesquisas em células-tronco e ecologia. A disponibilidade de material varia de 1994 até o presente.

A base foi criada em 1999 a partir da colaboração de cinco entidades: American Institute of Biological Sciences (AIBS), Scholarly Publishing & Academic Resources Coalition (SPARC), Universidade do Kansas, Greater Western Library Alliance (formada por 12 consórcios de bibliotecas) e Allen Press.

A BioOne é uma editora sem fins lucrativos, que tem como objetivo tornar a investigação científica mais acessível. Segundo a página da marca, mais de três quartos dos conteúdos subscritos estão classificados no Journal Citation Reports (JCR), base de índices bibliométricos da editora Thomson Reuters. A plataforma BioOne atende cientistas no mundo inteiro, ligados a associações, museus, instituições de pesquisa, universidades e outros tipos de organizações.

Os usuários do Portal de Periódicos podem acessar o material assinado pela Capes por meio da opção Buscar base. Além disso, a biblioteca virtual oferece um guia de uso da BioOne na área de Materiais Didáticos.

O tutorial apresenta um breve informativo sobre a abrangência da base e formas de uso da busca (básica e avançada), além de mostrar serviços e produtos. O usuário poderá visualizar dicas de pesquisa e modos de utilização de ferramentas de refinamento de resultados, como o uso de operadores booleanos e formas de truncagem. O guia está disponível em inglês.

Portal de Periódicos

O Portal de Periódicos da Capes é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Ele conta com um acervo de mais de 38 mil títulos com texto completo, 126 bases referenciais, 11 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.

O Portal foi criado tendo em vista o déficit de acesso das bibliotecas brasileiras à informação científica internacional, dentro da perspectiva de que seria demasiadamente caro atualizar esse acervo com a compra de periódicos impressos para cada uma das universidades do sistema superior de ensino federal.

Foi desenvolvido ainda com o objetivo de reduzir os desnivelamentos regionais no acesso a essa informação no Brasil. Ele é considerado um modelo de consórcio de bibliotecas único no mundo, pois é inteiramente financiado pelo governo brasileiro. É também a iniciativa do gênero com a maior capilaridade no planeta, cobrindo todo o território nacional.

Acesse o Portal de Periódicos da Capes