topo_cabecalho
UFCG lança catálogo sobre História Indígena e Escravidão Negra no Brasil

Lançamento acontece nessa quarta, dia 19, no Museu Assis Chateaubriand, às 19h

 

Acontece nessa quarta-feira, dia 19, no Museu Assis Chateuabriand (MAC), o lançamento do Catálogo Geral dos Manuscritos Avulsos e em Códices referentes a História Indígena e Escravidão Negra no Brasil. Os produtos culturais - compostos por livros-catálogos e DVD´s - foram realizados por pesquisadores da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) em parceria com a Fundação Parque Tecnológico (PaqTcPB), através do Edital Cultural da Petrobrás/2010.

 

Sob coordenação geral da professora Juciene Ricarte, o projeto analisou 136.506 mil verbetes/documentos entre os anos de 1581 e 1843 que fazem parte do Arquivo Histórico Ultramarino, Lisboa – Portugal (AHU). Foram analisadas cartas relatórios, requerimentos, cartas régias, alvarás, provisões, consultas, relatos de viagens, entre outros que foram geridos pela burocracia administrativa portuguesa e que lidavam com as questões indígenas e da escravidão no Brasil Colonial.

 

Ao final, o projeto catalogou 6.009 verbetes, sendo 3.052 sobre a História Indígena e 2.957 referentes a escravidão negra em todas as regiões do País.

 

Além da produção dos livros-catálogos, o projeto realizou a gravação dos verbetes em áudio para promover a acessibilidade aos deficientes visuais “Esse formato é extremamente necessário e importante para o que objetivamos de acessibilidade no tocante às fontes históricas. Nenhum outro sistema de informação no trato com documentação de questões étnicas foi produzido com a possibilidade de não só a leitura de verbetes, mas a escuta dos resumos”, ressaltou Ricarte.

 

O lançamento do catálogo - aberto ao público - acontece às 19h.

 

(Gloriquele Mendes - Ascom/UFCG)


Data: 17/10/2016