Debates com os candidatos à Reitoria da UFCG começam nessa terça

Atividade  acontece às 9h no Auditório do Centro de Extensão José Farias da Nóbrega

Tem início nesta semana o ciclo de debates com os candidatos à Reitoria da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), mediados pela Comissão Especial instituída pelo Colegiado Pleno para conduzir o processo de consulta à comunidade universitária - que acontecerá na próximo dia 30.

O primeiro encontro entre as quatro chapas concorrentes e a comunidade acadêmica da UFCG acontece no campus de Campina Grande, às 9 horas dessa terça-feira, dia 8, no Auditório do Centro de Extensão José Farias da Nóbrega.

Os debates serão constituídos de quatro blocos, com duração prevista de duas horas e meia, seguindo regras definidas pela comissão e representantes das candidaturas. "Pautados pela ética e decoro acadêmico, sem ofensas e com restrições à manifestação da plateia - vaias, torcidas organizadas ou qualquer ato que atrapalhe o bom andamento", ressaltou o presidente da comissão especial, Manassés Agra.

Estrutura dos debates

No primeiro bloco, com 30 minutos de duração, os candidatos a reitor e a vice-reitor (por chapa) farão suas apresentações e um resumo das suas propostas (carta programa). No segundo, também com 30 minutos, as chapas farão perguntas entre si (sorteio) sobre temas acadêmicos livres - com réplica e tréplica. O terceiro bloco é destinado às perguntas da plenária (escritas), com tema acadêmico livre - sorteadas entre as chapas. O último bloco é destinado às considerações finais.

Confira aqui as regras.

Dia 8: 9h, campus de Campina Grande, Auditório José Farias da Nóbrega;

Dia 9: 9h, campus de Sumé, Auditório do Centro de desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA);

Dia 10: 9h, campus de Cuité, Auditório do Centro de Educação e Sáude (CES);

Dia 16: 9h, campus de Pombal, Auditório do Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar (CCTA);

19h, campus de Sousa, Auditório do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais (CCJS);

Dia 17: 9h, campus de Cajazeiras, Auditório do Centro de Formação de Professores (CFP);

19h, campus de Cajazeiras, Auditório do Centro de Formação de Professores (CFP);

Dia 22: 14h, campus de Patos, Auditório do Centro de Saúde e Tecnologia Rural (CSTR);

Dia 23: 9h, campus de Campina Grande, Auditório do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS);

Dia 24: 19h, campus de Campina Grande, Auditório José Farias da Nóbrega

Chapas

1 - UFCG: Experiente e Renovada (Vicemário Simões e Camilo Farias);

2 -  Criar e Renovar: UFCG para Todos (Marcos Vinicius Lia Fook e Luciênio Teixeira)

3 - Muda UFCG (Rosilene Montenegro e Alecksandra Vieira),

4 - UFCG Novos Rumos (Kennedy Guedes e Luis Henrique Hermínio)

Eleição

A consulta para reitor e vice-reitor da UFCG será realizada no dia 30 de novembro. E, caso necessário, o segundo turno acontecerá no dia 14 de dezembro. O período de campanha oficial (realização de debates e reuniões públicas, entre outras ações regulamentadas pela comissão especial) se encerrará no dia 27 de novembro.

A homologação do resultado e a elaboração da lista tríplice pelo Colegiado Pleno, para encaminhamento ao Ministério da Educação (MEC), acontecerão, provavelmente (caso haja segundo turno), no dia 19 de dezembro. Os eleitos serão investidos nos cargos em fevereiro do próximo ano e administrarão a UFCG no quadriênio 2017-2020.

Proporcionalidade

O processo de escolha será realizada de forma proporcional, cabendo aos servidores docentes o peso de 70% e servidores técnico-administrativos e estudantes 15%, cada, seguindo a Lei das Diretrizes Básicas da Educação.

O contingente "eleitoral" é de 17.497 alunos, 1.399 técnicos e 1.520 professores - que, ponderados, representam 1.064 votos docentes e  228 técnicos e 228 discentes, com dados levantados no último dia 24 de agosto.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)

Data: 07/11/2016