Palestra na UFCG aborda o papel da arquitetura no desenvolvimento das cidades

Evento faz parte da programação de recepção aos novos alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo

Acontece na próxima quarta-feira, dia 09, no Hall da Biblioteca Central da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), o lançamento do livro Arquitetura de Grife na cidade contemporânea, de autoria do professor Márcio Moraes Valença. A atividade acontece às 17h30 e faz parte da programação de abertura do semestre 2016.2 e da recepção dos novos alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da instituição.

Após o lançamento, o autor vai proferir uma palestra para os presentes, onde vai falar sobre o livro, que trata do papel da arquitetura de grife no desenvolvimento das cidades contemporâneas. Na obra, são analisados os casos de Bilbao, Kuala Lumpur, Hong Kong e Londres.

“O efeito Bilbao refere-se ao poder transformador de uma obra icônica na promoção econômica de uma cidade. Para manter uma dinâmica de crescimento, é necessário que a cidade produza uma sucessão de intervenções que regenere e/ou expanda o tecido urbano e o espaço econômico. Para isso, é necessário constituir novos atributos urbanos. Como esse movimento se dá no contexto da globalização neoliberal – e mesmo por causa desta –, estabelece-se uma competição urbana. Outras cidades também buscam constituir seus novos atributos, visando aos mesmos propósitos: atrair negócios, investimentos e visitantes solváveis - os consumidores”, explica.

O autor destaca ainda que com novos espaços públicos, culturais, desportivos, de entretenimento, como também shoppings, aeroportos, universidades, escolas, supermercados, restaurantes, edifícios corporativos e outros empreendimentos instalados,  a cidade tem de produzir mais atributos e entrar nessa espiral competitiva. Os novos atributos não só têm de servir à função a que se destinam, mas aparecer bem na paisagem urbana e nas suas representações. “Passam a constituir os novos cartões-postais, servindo à espetacularização da cidade. A utilização de arquitetura de grife é um recurso quase que infalível para garantir tal resultado”, afirma.

Sobre o autor

Márcio é professor titular do Departamento de Políticas Públicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e coordenador do Programa de Pós-graduação em Estudos Urbanos e Regionais (PPEUR-UFRN, 2016-18). Possui graduação em Arquitetura pela Universidade Federal de Pernambuco (1982), especialização no Mestrado em Desenvolvimento Urbano (MDU-UFPE, 1989), mestrado em Urban and Regional Studies (University of Sussex, 1990) e doutorado em Geography/Urban and Regional Studies (Subject Group/CDE - University of Sussex, 1997).

(Ascom/UFCG)

Data: 07/11/2016