Projeto da UFCG reaproveita água residual de dessalinização para fins agrícolas

Unidade Demonstrativa  será inaugurada nessa quinta, dia 01, no Distrito de Santa Luzia, na cidade de Picuí

O Laboratório de Referência em Dessalinização (LABDES), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG),  inaugura nessa quinta-feira, 01º, às 10h, uma unidade demonstrativa de aproveitamento econômico do concentrado do processo de dessalinização para fins agrícolas no Distrito de Santa Luzia, na cidade de Picuí PB. A unidade é parte de um projeto conveniado entre o laboratório, coordenado pelo professor Kepler Borges França, e a Agência Nacional de Águas (ANA).

O projeto reaproveita o concentrado resultado do processo de dessalinização da água de um poço instalado para abastecer a Escola Municipal de Ensino Fundamental Macário Zulmiro da Silva e algumas residências da região.

Esse resíduo, fruto da dessalinização da água, pode acabar gerando um grande impacto ambiental na região se não for bem descartado e entrar em contato com o Meio Ambiente. Buscando alternativas de reaproveitar o concentrado, a equipe do LABDES criou uma estufa de hortaliças utilizando do cultivo hipodrônico, na qual a produção não toca o solo. A estufa foi criada dentro da Escola e o resultados do cultivo serão utilizados para custear a manutenção da estufa e do dessalinizador.

Para dar andamento ao projeto, a equipe do LABDES realizou cursos de capacitação com membros da comunidade e ajudou na criação da Cooperativa Hidropônica Hidrovila, para que os moradores realizem a gestão do projeto.

(Clemerson Morais - estagiário Ascom/UFCG)

Data: 29/11/2016