Evento na UFCG expõe trabalhos na área de Educomunicação

Atividade segue até sexta, dia 16

Teve inicio nessa terça-feira, dia 13,  a I Jornada temática de Educomunicação (JTEducom) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). As atividades acontecerão até a próxima sexta-feria, dia 16, no Auditório do Centro de Humanidades (CH).

Com o tema Produção Midiática e Intervenção Educomunicativa, o evento objetiva expor os trabalhos científicos produzidos pelos estudantes do curso de Comunicação Social, bem como de pesquisadores da área.

A jornada é um evento da agenda de trabalho do Grupo de Pesquisa Observatório de Educação para a Comunicação (ObECom), liderado pelos professores da UFCG, Assis Souza de Moura e Rodrigo Emanuel de Freitas Apolinário, e organizado por Sessões Temáticas abertas e fechadas, funcionando por Comissões de Trabalho, com participação e coordenação de estudantes e pesquisadores de várias universidades.

Confira a Programação

14 de Dezembro (quarta-feira)

19h30 às 21h30: Mesa-Redonda 4: Fotografia e intervenção educomunicativa: Algumas experiências de pesquisa, com Bruna Duarte, Patricia Alcântara e Juliana Alves e mediação de Laís E. da Costa (Estudante de Educomunicação - UFCG).

15 de Dezembro (quinta-feira)

8h às 10h30: Mesa-Redonda 5: Intervir para construir cidadania, pois cidadania é resistir e ao educar produzimos comunicação, com o Prof. Me. Kleyton Canuto e mediação de Uliana G. dos Santos (Educomunicadora e Pesquisadora ObECom).

10h45 às 12h: Apresentação de trabalhos

14h às 17h: Mesa-Redonda 6: Democratizar a mídia pela produção midiática alternativa

- Como democratizar a mídia? Produzir o quê? Como? Para quem? com o Prof. Dr. Fernando Firmino da Silva

- Mídia alternativa e comunitária, com o Prof. Me. Rosildo Raimundo de Brito

Mediação do Prof. Me. Rodrigo Emanuel de Freitas Apolinário (UFCG- Campina Grande)

19h30 às 21h30: Mesa-Redonda 7:Empreendedorismo e Educomunicação

- Empreender é ... E na produção comunicativa? com a Profª. Esp. Morganna Karolinne Lúcio Alves Tito (Faculdade Mauricio de Nassau - Campina Grande)

- Empreender é educomunicar: O que entre nós há? com o Prof. Me. Rodrigo Emanuel de Freitas Apolinário (UFCG- Campina Grande)

Mediação de Andrea Geruza Maciel Barreto (Estudante de Educomunicação - UFCG).

16 de Dezembro (sexta-feira)

8h às 9h45: Mesa-Redonda 8: Produção Midiatica e consumo nas redes sociais, com o Prof. Dr. Rostand Melo (UEPB/UFCG - Campina Grande) e mediação de Antonio Eliezio Queiroz Cabral (Educomunicador e Pesquisadora ObECom).

10h às 12h: Mesa Redonda 9: Produção Midiática em arte-educomunicação - faces da intervenção social

- Arte e educação, arte-educação, arte-educomunicação, com o Prof. Me. Rodrigo Emanuel de Freitas Apolinário (UFCG- Campina Grande)

- Experiência de intervenção social a partir da Escola Municipal de Artes de Sapé (PB), com o Prof. Esp. Jairo Cesar.

- Teatro na educação: Experiências da Associação de Jovens pela Arte e Cultura (AJAC), de Bananeiras (PB), com o educador Joilson Custódio.

Mediação do Prof. Assis Souza de Moura (UFCG - Campina Grande)

14h às 15h30: Realização do I Encontro dos Pesquisadores do ObECom, com a palestra: Somos bons. Vamos melhorar? Melhorar juntos? com o Prof. Me. Rodrigo Emanuel de Freitas Apolinário (UFCG- Campina Grande)

15h45 às 17h: Apresentações de trabalhos.

17h15 às 18h: Lançamento da revista eletrônica do ObECom, com Coffe Break

19h30 às 21h30: Conferência de encerramento: Sociologias de uma comunicação plural: Da hegemonia à resistência pela comunicação popular, com o Prof. Dr. Luciano Albino (UEPB - Campina Grande) e mediação do Prof. Dr. Diogo Lopes de Almeida (UFCG-Campina Grande)

(Laís Costa - estagiária Ascom/UFCG)

Data: 14/12/2016